Reserve seu hotel aqui...

8 de ago de 2018

2

O Gigante Buda de Leshan na China. Dicas para visitar.

Olá amigos e leitores,

Recentemente o Fantástico mostrou em seu quadro "A Jornada da Vida" que percorre o Rio Yangtsé na China, o Gigante Buda de Leshan esculpido em uma imensa rocha próximo a cidade de Leshan, na província de  Sichuan.
Patrimônio Mundial da Unesco, e uma das sete maravilhas da China, o Gigante Buda com 71 metros de altura, (o dobro do Cristo Redentor), foi construído a mais de mil e duzentos anos, segundo os budistas para acalmar as águas dos rios que fazem confluência por ali, provocando naquela época muitos naufrágios. 

A construção foi iniciada em 713, a partir do sonho de um monge budista de nome Hai Tong, que segundo a lenda chegou a furar seus olhos para não ter que ceder as pressões do governo que queria cobrar propina pela construção da estátua. Diante da brava recusa do monge, a mesma acabou também se tornando símbolo anticorrupção no país. O Monge não viu a estátua pronta, que entre muitos percalços, acabou levando 90 anos para ficar definitivamente pronta. 
Estátua do Monge Hai Tong que idealizou o Gigante Buda de Leshan
Estrutura do Parque que abriga outros Budas onde fica a estátua. 
Quando ir,
Repito o que eu disse no post sobre a Muralha da China que escrevi aqui. A melhor época na minha opinião é o final da primavera. No nosso caso fomos em meados de Junho.
A dica é chegar cedo, e de preferência ver o Buda de duas maneiras diferentes. (leia abaixo)

Como Chegar,
O Buda de Leshan está localizado dentro do Oriental Budha Parque, na cidade de Leshan a 160 km da cidade de Chengdu onde nos hospedamos. 

A mesma é bem fora de mão para ocidentais que normalmente preparam sua viagem apenas para Pequim, e outras cidades mais famosas, como Xian por exemplo. A boa noticia é que se você animar e incluir no roteiro a cidade de Chengdu (3 horas de voo partindo de Pequim) como fizemos, você vai conhecer muito mais da China. 

Foi montando base em Chengdu que além de conhecer o Buda de Leshan,  pudemos também viver a incrível experiência de abraçar um urso panda como já contei neste post

Além de termos nos hospedado no inusitado Hotel Intercontinental dentro da gigantesca bolha dos chineses, o Global New Century. O Prédio mais largo do mundo, tamanho correspondente a 4 cidades do Vaticano.
Global New Century em Chengdu
De Chengdu fomos de Trem para Leshan, trem que pegamos na estação de Chengdu (Chengdu Dong Station). Em apenas 45 minutos já estávamos desembarcando na estação de Leshan, onde pegamos um táxi e acabamos de chegar. Os bilhetes e horários do trem podem ser adquiridos e consultados neste link aqui
Recomendo comprar antes em função do horário. No nosso caso pegamos o trem das 6:18, por 13 Yuans.

Se quiser contratar um traslado privado, recomendo negociar em inglês através deste e-mail habayefei@163.com com o Haba, o mesmo guia que reservou um motorista para nos levar até o Santuário de Pandas que escrevi aqui.   Mas prepare para inflacionar bem o seu passeio utilizando traslado, cerca de 600 Yuans de carro, levando mais de duas horas, contra  cerca de 13 do trem, levando 45 minutos. 
Onde fica o Buda de Leshan

O Melhor jeito de ver o Buda
Vivenciamos o Buda de duas formas diferentes, primeiro entramos no Parque e subimos a montanha até a cabeça dele, de onde já tiramos muitas e muitas fotos, além de conhecermos um pouquinho do complexo turístico.
Depois de uns 40 minutos por ali, descemos pelo mesmo lugar onde entramos, saímos do parque e fomos até o Porto que fica bem pertinho na mesma rua da entrada do Parque, só descer. Lá pegamos o barco para vê-lo de baixo.
Budismo,  Buda de Leshan,  Como chegar ao Buda de Leshan
 Sim, pagamos duas vezes, para entrar no parque e para embarcar no barco, mas super valeu a pena! 130 Yuans no total, 80 para subir a montanha e 50 para  ir de barco. 
O trajeto feito pelo barco ida e volta até o Buda, dura cerca de 40 minutos apenas.   
Não recomendo de jeito nenhum descer a montanha pelas escadas, a não ser que você amanheça no parque e já inicie logo a descida. Dizem que pode levar até 3 horas, fica bem cheio como mostram as fotos, e ainda estava vazio diante de outras fotos que vi pela internet.
O melhor mesmo é fazer como fizemos, um pouco de cima um pouco de baixo rsrs 
Melhor época para ir a China

Nossa experiência no Gigante Buda de Leshan foi incrível, um dia muito divertido que levaremos para sempre na memória. O Buda, assim como a Muralha, o contato com o Panda e muitas outras experiências emocionantes vividas na China, certamente cravaram na nossa memória uma coleção de momentos que jamais esqueceremos. 



Bilhetes de Trem de Chengdu para Leshan, a partir de 13 Yuan
Venda de bilhetes para o Trem aqui
Ingressos para entrar no Parque Oriental Budha 80 Yuan,
Vendas na bilheteria na frente do Parque, 
Ingressos para o barco 50 Yuan, vendas no porto. 
Passeio de um dia inteiro.










2 comentários:


  1. É tão bonito. Eu tinha uma vizinha que a cada 2 anos ia a China, India e Tailandia, e dizia que em outra vida deve ter vivido por algum lugar destes países. Ela se sentia em paz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, querida amiga
    Com grande interesse e prazer "viajei"com vocês pela China.
    Amei conhecer, viu?
    Um forte abraço e beijinhos de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!