Reserve seu hotel aqui...

14 de ago de 2018

3

Mercado de Insetos em Pequim. O Mercado Noturno de Wangfujing. Vale a pena visitar?

Por que os chineses comem insetos
Olá amigos e leitores, 

Muitos de vocês com certeza já ouviram falar que os Chineses tem hábitos alimentares estranhos, tipo comer insetos fritos, entre outras iguarias exóticas.

O que poucos sabem porém é que isso não é um costume bizarro que os Chineses adotaram. A história deste comportamento, que na verdade hoje em dia nem acontece mais, sendo apenas atração para turistas, começou por necessidade, a principio com um conjunto de medidas e restrições do governo que prejudicaram a produção do homem do campo entre as décadas de 50 e 60.  
Mais de 30 milhões de Chineses segundo analistas, morreram de fome entre os anos de 1950 e 1960, devido restrições do governo que permitia que apenas fazendas do próprio governo produzissem alimentos. Além de outros fatores que também contribuíram para o que chamam de "A maior fome da China", como guerras e desastres naturais. O resultado disto foi desastroso e cruel, matando milhões de Chineses.
O Próprio governo então recomendou que os Chineses se alimentassem de insetos, entre outros, para reduzir as mortes. 
Hoje, quase 70 anos depois, quem experimenta insetos na China, especialmente no Mercado Noturno em Pequim, são apenas os turistas. Turistas Chineses que não viveram este período e turistas ocidentais que muitas vezes nem se dão conta da real história por trás dos insetos. 



Vale a pena visitar? 
Com certeza vale a pena visitar. O Mercado Noturno fica bem no início do badalado e pulsante calçadão da Rua Wangfujing. Ponto turístico obrigatório para quem visita Pequim. A dica é chegar cedo por volta das 18:30 para pegar o mercado um pouco menos cheio. 
Rua Wangfujing
Entrada do Mercado Noturno em Wangfujing


Pelo Mercado
O mesmo além das barraquinhas que exibem inúmeros insetos, principalmente escorpiões e cigarras, possuí também vários outros atrativos culinários, entre doces, sorvetes, noodles e muito mais.

Minha experiência 
Eu estava mega ansiosa para conhecer o mercado, para mim, não conhecê-lo seria quase como não ter ido em Pequim. Chegamos cedo a Rua Wangfujing, por volta das 17 horas. O ideal é chegar umas 18 para ver também as luzes da rua a noite. Depois de uma pequena volta, já me embrenhei pelo mercado antes mesmo de anoitecer. 
Mercado de insetos em Pequim
O Cheiro do mercado é um pouco forte, acho que pelos temperos que usam, e em certo momento eu fiquei até enjoada com o cheiro. Mas antes disso eu me aventurei comer um espetinho de escorpiões, na verdade não foi tão difícil, o espetinho é bem frito e por isso quase não se sente gosto de nada, é quase como mastigar um galho seco, sem gosto. Claro que eu registrei esse momento em vídeo, (segue abaixo). 
O tal espetinho com 3 escorpiõezinhos é bem caro, cerca de 40 reais. Mas estas iguarias realmente não são baratas, uma tarantula pode custar até 80 reais.  
Os chineses comem insetos?

Enfim, vale muito a pena passear pela Rua Wangfujing a noite, ver suas lojas, shoppings, e se perder entre as curiosidades culinárias do mercado noturno. 

Leia Também
Dicas Muralha da China
Onde Abraçar um Urso Panda na China
O Gigante Buda De Leshan  

3 comentários:

  1. Interessante conhecer novas culturas do povo e as alimentares... Não creio que eu comeria , nem pra experimentar. Não sou muito boa nisso.... Mas quem tem estômago deve se aventurar, nem que seja apenas pra saber se é ou não bom! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Eta mulher corajosa, eu vi no Insta vc comendo aquele inseto.
    Francamente, não comeria nada disso.
    Contudo, a historia que voce informou da fome que originou esta "tradição" demonstra a que ponto pode chegar o ser humano.
    Na Irlanda, 1845-1849, uma praga na mono-agricultura de batatas causou a morte de milhoes e outros milhoes emigraram para outros países. Foi a maior catástrofe demográfica.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Já tinha visto e lido Kellen, mas sua postagem trouxe uma bela visão e dicas.
    Eu experimentaria alguns.
    Meu abraço

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!