Quando sonhei conhecer as sete maravilhas do mundo era um sonho grande demais para minha pessoa. Hoje não sei descrever a satisfação e alegria de estar quase concretizando este sonho.
Quem diria que um trabalho de escola, feito com minha filha que na época tinha 9 anos (2009), motivaria 10 anos da minha vida em busca de um sonho. Sonho este que já alimenta outro sonho, o de transformar em livro esta aventura que até 2019, quando conhecer a ultima maravilha, terá motivado 10 anos da minha vida.
Eu sempre tive sonhos grandes, mas esse realmente foi o mais ambicioso de todos, e estar prestes a realiza-lo me deixa tão empolgada que mal consigo esperar para concretiza-lo de vez...
Minha primeira visão da Muralha. Vista do bondinho que leva até ela em Mutianyu |
A escolha não poderia ter sido mais acertada. Pegamos dias lindos em Pequim. Não gostamos de frio e nem passava na nossa cabeça conhecer a muralha nevada ou seca, como naturalmente fica no Outono e no Inverno. Por isso o mês de Junho foi perfeito, a paisagem na muralha estava verdejante, o dia estava lindo, e as temperaturas agradáveis. Calor para alguns, mas para quem mora no Goiás, dizer para nós que um lugar é quente, tem que ser quente mesmo.
Escolhida a época, o outro desafio foi escolher qual parte da muralha visitar, a mais perto de Pequim (70 km) e a mais movimentada,"Badaling" não estava nos nossos planos. Sempre vemos fotos na internet desta parte da muralha pipocando de turistas, e nós realmente não queríamos disputar o metro quadrado com tantos turistas assim.
Para completar nossa certeza que Mutianyu é a melhor parte para visitar, a Muralha ainda estava vazia. A impressão que tínhamos é de que ela parecia nos dizer,
"Aproveitem, hoje eu sou toda de vocês".
Hospedados pertinho da Cidade Proibida em Pequim, pegamos na estação mais próxima do hotel um metrô até a estação de "Dongzhimen", lá seguimos as placas e indicações para a plataforma do ônibus número 916 expresso até a cidade de Huairou, a mais próxima de Mutianyu. Chegando em Huairou descemos no ponto final. Previamente pedimos ao fiscal para nos avisar o local correto para descer. (foto abaixo). De lá pegamos um táxi local até os pés da Muralha, mais especificamente até a bilheteria da Muralha.
Ponto de ônibus onde descemos em Huairou |
São 3 ingressos diferentes que devem ser adquiridos, os ingressos de entrada, do ônibus que leva até o bondinho para subir, (sim, em Mutyaniu a subida se dá de bondinho até o local para andar na Muralha). Todos são vendidos ali na portaria.
Ingressos de entrada em Mutianyu, do ônibus até o bondinho, e do bondinho até a Muralha. |
Bilheteria de Mutianyu |
Portaria e bilheteria da Muralha em Mutianyu |
Todo esse trâmite levou mais ou menos duas horas e meia, do momento que saímos do hotel em Pequim (seis da manhã), até lá.
Como a Muralha é mais afastada da cidade de Huairou, na volta, pegamos um dos traslados oferecidos ali mesmo na saída da Muralha, por cerca de 50 Yuan. Vários motoristas informais ficam na porta oferecendo traslado de volta até o ponto onde se pega o ônibus para retornar a Pequim. Pegamos o ônibus de volta às 19 horas.
Nossa visita na Muralha durou cerca de sete horas, entre subir e descer a parte que escolhemos. Levando em conta que paramos muitas vezes para tirar um milhão de fotos.
incluindo todos os ingressos, o Ônibus até Huairou, o táxi até a muralha, e o traslado da Muralha até o ponto de ônibus para retornar a Pequim, (na data em que fomos, Junho 2018) ficou em torno de 800 reais por pessoa. Se contratar um traslado particular, prepare para desembolsar pelo menos 800 reais a mais.
Chegue cedo na Muralha para aproveitar bastante o seu dia,
No verão e na primavera, não esqueça o protetor solar, boné, e obviamente um tênis antiderrapante.
Lembrando que dentro de Mutianyu existem vários restaurantes, lanchonetes, e barraquinhas que vendem água, souvenires, etc. Mas pechincheeee, tudo na China tem que ser pechinchado sempreee. Um energético por exemplo saiu de 40 Yuan para 20 depois da pechincha.
Se você não quiser ir por conta própria, em Pequim várias agências oferecem traslado.
Leia Também:
Onde abraçar um urso panda na China
Kellen,
ResponderExcluirEu te acompanhei quase em instantes reais. É uma loucura porque são tantas redes sociais, as vezes acho que estou em falta com alguem... lol.
Esta sua viagem foi deslumbrante. Suas dicas são importantes porque voce vivenciou.
Beijos