Reserve seu hotel aqui...

30 de set de 2012

82

Restaurante Estação Marupiara, charme que inspirou o Trilhamarupiara



Foi neste casarão rosado do inicio do século XIX , no pequeno distrito de Joaquim Egydio, lugar de preservação ambiental onde a natureza silencia as pessoas, que o nome deste blog Trilhamarupiara nasceu, este casarão que na verdade é um charmosíssimo restaurante a 15 km de Campinas, o Estação Marupiara! 


Em maio de 2011 fomos almoçar neste restaurante, naquela altura eu já tinha me decidido a criar um blog mas ainda não tinha ideia do nome. Em 2010 quando estive na Amazônia, eu conheci uma indiazinha com nome Marupiara, mas eu não soube o que significava.

 Foi então que  um ano depois da viagem a Amazônia, nesse restaurante, eu me deparei com a explicação do nome "Marupiara". No cardápio estava escrito o significado: "O que te deixa feliz", imediatamente me veio a ideia para o nome do blog Trilhamarupiara!


Marupiara = "O que te deixa feliz"
 a mim,  "Trilhar" novos caminhos, novos lugares, paisagens, pessoas, culturas e sabores! Viajar!

O Restaurante Estação Marupiara existe desde 2005,


O nome segundo a proprietária e Chef  Viviane Moraes, surgiu por que ela queria um nome Tupi, 100% brasileiro, já que o restaurante serve com sofisticação pratos que privilegiam especiarias brasileiras, então ela procurou no dicionário e encontrou Marupiara, gostou de um dos seus vários significados, somou com estação por que o local está ao lado da Estação Ambiental de Joaquim Egydio, e então escolheu o nome! 


Para minha surpresa, quando voltei ao restaurante  algumas semanas atrás para fazer as fotos para este artigo, conversando com a proprietária,  fui contar a história da escolha do nome para o blog, mas ela me disse que já conhecia a história, já tinha lido a entrevista que falei a respeito no blog da Patricia Galis, Achei o máximo!


O Restaurante abre todos os fins de semana, tem uma decoração super diferenciada com vários painéis de pinturas regionais, rendas e toalhas nordestinas!

O mesmo realiza eventos disputadíssimos, como "Dia dos Namorados", entre vários outros, e conta com  ambientes criativos e requintados. Dentro do casarão um ambiente mais intimista e acolhedor, e na área externa um ambiente mais despojado!




A noite as velas se acendem, e as lareiras no inverno aquecem os clientes que além do maravilhoso tempero da Chef, desfrutam de um lugar de muito bom gosto e requinte!
Parabéns a Viviane Moraes!

 

A cidade de Joaquim Egydio faz parte do circuito gastronômico da região de Campinas, juntamente com Sousas. Vários restaurantes estão localizados nos arredores da "Estrada das Cabras"... que já contei aqui

Então foi ai... ai descendo a rua, neste lugar super bucólico e pitoresco, onde me senti muito feliz que surgiu o nome Trilhamarupiara!

OBS: Esta postagem inicia as comemorações de 1 ano do Trilha em Novembro 2012

Postagem escrita em 2012! 
Em 2016 o blog completa 5 anos!