Reserve seu hotel aqui...

2 de mar de 2012

65

Sítios Arqueológicos Incas nos arredores de Cusco




Localizada no alto das cordilheiras andinas peruanas, cidade considerada capital histórica do Peru, Cusco é bastante organizada. Antes de mais nada é bom dar uma dica, existe um "boleto turístico" que dá direito de conhecer 16 pontos turísticos importantes do lugar, entre eles museus e sítios arqueológicos onde viveram a antiga civilização Inca...



Cidade de Cusco, uma das mais altas do mundo!
É impossível conhecer todos os sítios arqueológicos  em um dia, precisa pelo menos 2 ou 3 dias para visitar tudo, visto que vários sítios são afastados de Cusco, inclusive "Machu Picchu" que já contei aqui
Bom, vou aqui, descrever o primeiro dia deste passeio!
Lembrando que sítios arqueológicos são ruínas de povoados onde os Incas viveram ou trabalharam.

Museu Subterrâneo de Qoricancha
Começamos o Tour indo até o "Museu de Qoricancha", lugar subterrâneo  onde se encontram 3 múmias importantes da sociedade Inca.
 Foi fantástico, ver uma múmia de perto, no minimo perturbador, mas adoramos. Não é autorizado o uso  de câmeras, por isso a foto acima é da entrada do local!
Portal no Convento Santo Domingo
 Saindo de lá fomos até o Convento Santo Domingo, construção datada de 1633, hoje funciona como ponto turístico importante da cidade com várias telas a óleo de importantes pintores espanhóis vindas de Sevilha quando os Incas foram colonizados pelos espanhóis!
Pátio do Convento de Santo Domingo
Divindade folclórica representando os Espanhóis
Saindo do convento seguimos para a fortaleza de "Sacsayhuaman", lugar que teria servido como uma espécie de base militar dos Incas contra invasões de tribos inimigas
 Hoje restam 20% das construções originais, ainda assim é possível ter uma ideia do que foi o local!

Senhorinha em "Sacsayhuaman" com sua Alpaca de estimação (comum na região)
Sítio Arqueológico de "Sacsayhuaman"
Ficamos maravilhados com a atmosfera do lugar. O som  dos ventos e as muralhas de pedras nos deixaram intrigados com a forma como foram construídas, já que são absurdamente gigantescas!

Depois de uma paradinha para repor as energias, seguimos para "Q'enco" vilarejo Inca onde eram realizados os sacrifícios em oferendas aos Deuses, a pedra dentro de uma gruta escura onde estou com as mãos é o exato lugar onde várias pessoas perderam a vida em prol dos deuses adorados pelos Incas!

Pedra onde os Incas realizavam os sacrifícios humanos, em oferenda aos Deuses.
(olha a cara de assustada)
Desse lugar apreciamos o por do sol...

Sítio "Q'enco"
 e então, seguimos para "Tambomachay"Lugar onde os Incas adoravam a água, teria sido um local de descanso deles, como um veraneio!
Fontes de águas em Tambomachay
Aqui confesso que eu já estava exausta, e o frio tbém já tomava conta, visto que a noite de Cusco chega a zero graus embora seja quente durante o dia!



Meu marido registrou esse momento, eu estava realmente pedindo socorro, todos os lugares onde fomos são muito altos, tem que ter muita perna para subir, além de sentirmos um pouco o "mal de altitude" que nos deixa ofegantes e cansados já que Cusco é uma das cidades mais altas do mundo! 

vídeo abaixo (não editado) mostra o momento da minha exaustão e meu marido se divertindo comigo!


Depois de conhecer um dos vários lugares de veraneio dos Incas, cansados mas cheios de aprendizados sobre o legado deixado por essa civilização, voltamos a Cusco!

 Moradoras Cusquenhas seus filhos e animais de estimação 
(amo essa foto)


 Na Plaza das Armas existem várias agências que oferecem o tour pelos Sítios Arqueológicos, foi em uma delas que adquirimos este passeio! 
É preciso reservar um dia inteiro para conhecer todos esses sítios
Não gostamos muito de tour, nas nesse caso vale a pena!