4 de mar. de 2013

79

As melhores cidades do Brasil para viver...

Quando iniciei uma pesquisa sobre as melhores cidades de SP para morar, me deparei com uma lista sobre as 100 melhores cidades do Brasil e várias denominações para estas cidades, as mais desenvolvidas, as melhores para se viver , as melhores em qualidade de vida, as melhores em infraestrutura, etc, 

Em dezembro passado, a revista EXAME, publicou dois  rankings com  resultados de uma pesquisa feita por dois Institutos renomados do Brasil, o sistema FIRJAN (SESI, FIEMG, e Instituto Adolfo Lutz) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), sobre as 100 Cidades mais desenvolvidas do País. 

A pesquisa analisou números oficiais dos Ministérios da Saúde, Educação, e Trabalho referentes a 2012, muitas variações foram notadas de um Instituto para o outro, porém as diferenças acontecem devido o que cada um levou em conta na pesquisa! 

Vou publicar neste post o resultado do Sistema FIRJAN... lembrando que as pesquisas não levam em conta as estatísticas sobre violência nessas cidades, nem tão pouco significa ser as cidades mais bonitas, embora muitas se enquadrem também neste quesito!

Americana SP onde moro a dois anos, nas duas pesquisas teve praticamente a mesma colocação em 18 e 17 lugar. Resultado justo, uma vez que considero excelente a qualidade de vida em Americana! Lembrando que o País possuí atualmente 5.570 municípios, o que torna a pesquisa muito seletiva!

Para visualizar todas as cidades e suas colocações, basta rolar a barra direita do formulário abaixo:


Das 100 cidades, 77 estão no estado de SP, ocupando em maioria as primeiras colocações! O estado de SP em todas as estatísticas brasileiras é considerado o estado mais desenvolvido do País!  Para ver a  lista completa dos dois Institutos clique aqui.


OBS: Esta pesquisa não indica uma opinião pessoal, eu sei que a maioria de nós ama sua cidade, porém a relação de amor entre morador e cidade neste caso não conta nas pesquisas, apenas números oficiais.Não acredito em pesquisa encomendada, acredito na seriedade dos Institutos envolvidos, porém todos nós sabemos que influencias politicas existem em todo lugar!

Como dito acima os dados foram divulgados pelo Sistema FIRJAN e FGV, existem outras listas de ambos institutos de anos anteriores, mas esta é a mais atualizada divulgada em 2012!
Saiba mais no site aqui

79 comentários:

  1. Oi Kellen... Amei esse post! =)

    ResponderExcluir
  2. Olá Kellen!
    Bela postagem, muito interessante e esclarecedor, amei, bjs

    ResponderExcluir
  3. Araraquara ficou em 17 posição pertinho da sua rs, apesar dos problemas que temos enfrentado com a péssima administração do atual governo, ainda é sem duvida um belo lugar para se viver.

    ResponderExcluir
  4. Na relação não tem nenhuma do Ceará. Mas com a seca que estamos vivendo não tem como ser bom morar por aqui! :)
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  5. Americana é uma cidade maravilhosa! E foi bom saber que minha Campinas esta bem posicionada rss! muita paz Srta, abração

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kellen, aqui estou eu... Meio sem tempo, mas viciada no seu blog, retorno sempre que da! Dessa vez, me deparei com uma reportagem super interessante! Amei o ponto de vista diferente e muito positivo e que faz os seus leitores refletirem... Obrigada por dividir esta informação conosco! Amei... Beijinhos, Vanessa Matos do Blog ByVM.

    ResponderExcluir
  7. Olá Vanessa, são dados de uma pesquisa, não exatamente um ponto de vista, Bjoooss @Vanessa Matos

    ResponderExcluir
  8. Oi minha amiga muitas saudades! O blog volta em breve, deve demorar só ainda esse mês, mas, vim matar a saudade. Amei essa seleção, pelo menos, o RJ aparece e Rio das Ostras, assim como Resende e Niterói são lindas! Ótimo guia! Bjs grandes!

    ResponderExcluir
  9. Oi Kellen! Muito interessante essa pesquisa e gostei de ver que Campinas onde minha filha está ocupa o 12º lugar!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi Kellen.
    sexta feira passou uma reportagem sobre essas cidades brasileiras no Globo Reporter, adorei e me encantei com algumas cidades pequenas mas com um padrão ótimo de qualidade. morri de inveja e sonhei em morar em uma delas.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kellen.
    sexta feira passou uma reportagem sobre essas cidades brasileiras no Globo Reporter, adorei e me encantei com algumas cidades pequenas mas com um padrão ótimo de qualidade. morri de inveja e sonhei em morar em uma delas.
    Bjs.
    Silvia.

    ResponderExcluir
  12. Muito interessante esse estudo, sobretudo
    para quem more no Brasil ou pense vir a morar.
    Uma boa semana para si.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  13. Oi Kellen eu até gosto de São Paulo, mas o trânsito daqui é o caos, assiste a reportagem do Globo repórter sexta-feira e minha vontade de ir para uma cidade um pouco menor só aumenta, hoje penso em mais qualidade de vida, mas é fato são Paulo (UF) é o estado das oportunidades, uma cidade muito pacata tb não é minha cara...

    Bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  14. Respeita-se 'como pesquisa', mas na realidade a situação é bem outra. Questões políticas, que sempre interferem.
    Bj, Célia.

    ResponderExcluir
  15. Talvez Célia, mas particularmente acredito na seriedade dos Institutos Bjooss @Célia Rangel

    ResponderExcluir
  16. São Paulo tem cidades lindas! Eu gostaria de morar em Indaiatuba, acho uma delícia! Adorei o post amiga! Bjs

    ResponderExcluir
  17. minha cidadã Paulínia aparece em 10°lugar na pesquisa,gosto muito daqui,escolas,creches,empregos, não tenho que reclamar,a única coisa difícil aqui é o custo de vida,muito alto,Paulínia está virando a cidade dos condomínios de luxo.não tem mais cara de cidade do interior.

    ResponderExcluir
  18. KELLEN: Das 100 melhores cidades, não visualizei nenhuma do Nordestes! Nem do Estado da Bahia, Pernambuco, Ceará...!!! Poxa!

    Belo Horizonte-MG, é uma boa cidade sim! As pessoas lá são hospitaleiras.

    Beijos linda!!!

    ResponderExcluir
  19. Oii amiga, a pesquisa não é minha kkkk é dos institutos que eu citei, e os dados são dos ministérios da saúde educação e trabalho rsr sem duvida os Estados que citou tem cidades lindas, mas a pesquisa refere-se a emprego, educação e saúde! Bjooosss
    @Maria Adeladia

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Kellen!!!
    Estou aqui feliz e triste. :) ... :(
    Feliz por saber que minha terra natal é realmente o máximo. São Paulo com sua grandeza possui as 77 cidades mais cotadas na pesquisa. Já minha cidade se apagou mesmo. kkkkkkkkkkkk
    Luz/MG nem apareceu. Tadinha.
    Mas gosto de morar aqui apesar da falta de opção de laser...
    Adorei o post.
    Tenha dias felizes!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  21. Amiga passando para deixar um abraçaozão do tamanho do seu carinho por suas seguidoras...beijaoooooo

    ResponderExcluir
  22. Oi kellen! Vim retribuir sua visitasempre com comentários importante para o engrandecimento das postagens.
    Quando a sua, muito boa e você da informações e dados com base em documentos e na própria vivencia. Isto é muito legal, na verdade, quando vamos morar em um lugar desconhecido temos mesmo que averiguar antes, para não ser um "mundo" tão desconhecido. Bjuss, fica na paz.

    ResponderExcluir

  23. Olá Kellen,

    Uma pesquisa interessante, que pode auxiliar muitos que estejam procurando um bom lugar para morar ou mesmo pensando em mudar de cidade.
    Particularmente, eu adoro Belo Horizonte e não gostaria de mudar daqui nunquinha-rsrs.

    Obrigada pelas palavras carinhosas de seus cumprimentos pelo meu níver.

    Beijão.

    ResponderExcluir
  24. As cidades do estado de São paulo são excelentes. Gostaria de poder viver em Ribeirão Preto.
    Abração.

    ResponderExcluir
  25. A minha Guarulhos aparece ali no número 43!
    ah! mas não daria tudo isto a ela não. Falta muito.
    Mas achei bem interessante a pesquisa. Beijo

    ResponderExcluir
  26. Adorei Kellen, minha cidade aparece em 39º, mas o que eu gosto mesmo é do meu bairro e não da cidade em si. Não conheço Indaiatuba, adoraria conhecer. Uma cidade que eu amei foi Vinhedo, achei tão limpinha.
    BjoBjo;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  27. kkkkkkkkkk... Ahhhhh... Faltou João Pessoa, apesar de eu não morar lá! Mas é a 2.ª cidade mais verde do mundo!!! Amoooooo!!! rsrsrsrsrsrs...
    Beijinhos, Kellen!

    solteiras-noivas-casadas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Deusa não sabia que João Pessoa ocupa esta colocação de 2 cidade mais verde do mundo, não conheço ainda, que bacana! Bjooooss@Deusa Luh

    ResponderExcluir
  29. Kellen, amiga

    Que legal, acho que de desenvolvimento SP deve ganhar mesmo. Legal saber desta pesquisa.

    Bjokas no coração, sua linda.

    ResponderExcluir
  30. Oi Amiga,

    Gostei de saber....Araraquara e Americana estao lado a lado..rs

    Bjos

    ResponderExcluir
  31. Olha... eu já amei muito a minha cida (Sampa), mas há uns anos tô numa dúvida imensa... kkkkkkkkk! Na vdd, se pudesse, sairia sim. Quem sabe num futuro não tão distante. Se Deus quiser!! rs
    Mas adorei saber que Sampa ainda se encontra entre as 100 melhores. Não sei como, mas enfim... hahahaha!
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  32. Oi Kellen, legal esta informação...e a minha cidade nem aparece ...snif..snif...Mesmo assim beijinhos prá você!! Olha, estou postando, também (de novo), no meu antigo blog Vivências, aparece por lá. Abraços amiga!!

    ResponderExcluir
  33. @Kellen Bittencourt rsrsrsrs... Pois é! Só perde para Paris... Eu amo ir à João Pessoa! É uma cidade muito linda, com muito verde, natureza exuberante, lindas praias, artesanato maravilhoso... A Paraíba como um todo é linda! Aqui surgiu o algodão natural... :-)
    Apesar de eu ser Carioca, me criei aqui na PB e não troco por nada!
    Beijinhos, Kellen!

    ResponderExcluir
  34. Boa noite minha linda..
    Eita quantos lugares em?
    Vi varias cidades de amigas blogueiras..
    Araraquara... Curitiba... Uberlândia.. Americana.. Eu não conheço nenhum desses pessoalmente, mas adoraria..


    Um beijo minha linda e uma noite mais que especial viu?

    ResponderExcluir
  35. Boa noite!!!
    Hoje estou te visitado para deixar
    uma bela frase, com todo meu carinho!
    Araraquara está na lista ebaaaaaa , adorei saber..


    "O amor só é lindo, quando
    encontramos alguém que nos
    transforme no melhor que
    podemos ser"

    (Mario Quintana)

    ‎(¯`v´¯)
    .`•.¸.•´

    ResponderExcluir
  36. Esses resultados sofrem constantes alterações e dependem dos quesitos analisados. Creio que, ao optarmos por uma cidade (no campo pessoal), temos expectativas diferentes dos que escolhem outras. Bjs.

    ResponderExcluir
  37. Interessante, Kellen. Não tinha a menor ideia dessa listagem de 100 melhores. Curioso mesmo ver que SP ganha com folga. Mas isso depende muito e varia muito também. Bjsssss

    ResponderExcluir
  38. Então Cici, eu não moraria em SP capital de jeito nenhum, se um dia meu marido for trabalhar em SP eu morarei perto mas não dentro rsr, no entanto essas pesquisa olham números, não ouvem pessoas, talvez se as pesquisas ouvissem pessoas, o resultado seria bem diferente! Bjooooss @ღღღღ Cici ღღღღ

    ResponderExcluir
  39. oi minha amiga,

    já morei em Santos(que está em 13)
    e posso te dizer que é um lugar maravilhoso que eu morro de saudades...
    quem sabe ainda volto!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  40. Eu vi essa pesquisa e apesar de amar minha cidade, saber de suas maravilhas, sei de seus defeitos, dificuldades e limitações e ela é um dos piores lugares para se morar.
    Para quem visita ótimo! Passeia, brinca, pula, come, bebe, fotografa, mas para morar aqui tem mesmo que ser artista.

    ResponderExcluir
  41. Oi Kellen...minha querida Sorocaba está em 42º...nunca morei em outro lugar para saber. Por aqui a coisa ta crescendo rápido..mas ainda se percebe que os sorocabanos "rodeiam" sempre as mesmas coisas, mesmos lugares...emfim..ainda se tem o costume do interior. Minha cidade é linda...mas me assusta esse progresso todo...hoje eu prefiro um lugar mais calmo. Até minha rua que passava vaca e cavalo...rss ( e eu amava o silêncio)...hoje virou a rua principal do bairro...e meu sossego já era!!
    Bjs minha linda ♥

    ResponderExcluir
  42. Bom dia..
    Agradeço sua visita no blog., ainda estou por lá... mas confesso que um pouco desmotivado.
    Gostei da sua matéria sobre as melhores cidades., qdo vc publicar as piores .... não esqueça do Guarujá....., aqui o que conta é apenas as obras do Criador.... o resto ..... bem ... vc já sabe.
    forte abraço

    ResponderExcluir
  43. kkkk eu adoro o Guarujá amigo, mas morar só vc p me dizer mesmo, no entanto não posso fazer um post sobre as 100 piores senão apanho aqui rsr Abraçosss @RICETI

    ResponderExcluir
  44. Que bacana, Kellen. Queria conhecer/visitar pelo menos metade dessa lista rs;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  45. Uma pesquisa e como tal tem seus parâmetros de avaliação.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  46. Estou chocada que Brasília não esteve no meio.
    Ou esteve e eu não vi?
    Mas São Paulo sem dúvidas é bem desenvolvida em vários as pectos, o que justifica o alto número de cidades de lá não é?!
    Adorei seu blogue!
    Beijos chérrie! :*

    ResponderExcluir
  47. Olá Kellen
    Que pesquisa legal, gostei muito. Desejo um belo dia amiga.

    ResponderExcluir
  48. QUE LEGAL FICAR SABENDO AS MELHORES CIDADES DO BRASIL, ADOREI A PESQUISA, KELLEN BEIJOS.
    Links:

    Estrela da Manhã

    Lucimar Virtual

    Divulgue seu blog no face

    ResponderExcluir
  49. Oi Kellen, boa tarde querida!
    Fiquei super feliz em saber que a minha cidade, que hoje amanheceu lindamente, de um céu azul maravilhoso, está na sua lista das melhores cidades! Ocupa a privilegiada posição 36, o que muito me agradou!! :))))))
    Mas me parece que a maioria das cidades paulistanas ocupa grande parte da lista, o que mostra como a vida é bela para quem reside naqueles locais encantados!!

    Excelente informação amiga!
    Muito obrigada, me deixou orgulhosa de viver aqui em Vitória!!
    Beijos e uma semana linda!!!

    ResponderExcluir
  50. Passando rapidinho pra ler o post de hoje e deixar um carinho aqui no seu blog...
    Boa semana!
    Beijos!

    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  51. Bem interessante e pertinente, mas duvidosa em minha opinião em relação a algumas cidades. Meus abraços querida.

    ResponderExcluir
  52. Kelllen seu blog continua sendo muito,mas muito eficiente e lindo...assim como vc!Um beijo grande.

    ResponderExcluir
  53. Não acredito que minha cidade, Bauru, ficou em 11º lugar. Achei que ficaria numa posição pior. Parece que não esta tão ruim quanto eu pensava, mas tem muito o que melhorar. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  54. Olá!
    Amiga Kellen
    nossa , abri o blog e bati o olho em Santos,13 lugar.Indaiatuba não foi surpresa para mim. Me surpreendeu S.J Rio Preto em segundo.Lugar onde tenho mais parentes por metro quadrado...#brincs.
    Muito boa a pesquisa
    Boa noite
    Beijos

    ResponderExcluir
  55. Olá minha querida Kellen!
    Quantas cidades no estado de São Paulo, hein!? Pelo visto, preciso urgentemente dar uma passadinha por Sampa pra conhecer essas cidades maravilhosas!
    Mil beijos, saúde e sucesso sempre.
    CoisadeMenina
    facebook.com/BgCoisadeMenina
    Instagram: @enylacarolina / @laylafonseca

    ResponderExcluir
  56. Kellen! Que bacana! Fiquei surpresa de ver Nova Lima-MG na lista, por ser uma cidadezinha pequena. Porém, deve estar atrelada à Belo Horizonte. Beijo!

    ResponderExcluir
  57. Oiii Kellen,
    muito legal a postagem, poxa nenhuma do Ceará, snif snif rsrsrs
    Adorei saber das cidades, realmente muitas são de SP.

    Bom restinho de semana!
    Bjoos, eli.

    ResponderExcluir
  58. Kellen, fiquei chateada com a colocação de minha Piracicaba...Assim não vale, pensei que estivesse entre as primeiras, que pretensão,rs. Beijos!

    ResponderExcluir
  59. Que interessante a pesquisa. Que pena que do meu Estado só três cidades :)
    Bjssss

    ResponderExcluir
  60. Que bom que o RJ também está entre os 100 melhores
    Beijão, Kellen
    Com carinho de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  61. Olá, querida Kellen
    Conheço 4 Cidades das citadas por vc... são, realmente, lindas!!!
    Passo também pra te falar que citei o seu blog hoje pois fiz um sorteio no meu...
    Bjm de paz e bem

    ResponderExcluir
  62. Olá Kellen...legal,não sou de São Paulo,mas as poucas vezes que lá fui..amei cada catinho por onde passei.Beijos..saudades suas.

    ResponderExcluir
  63. Kellen,
    mesmo que quase no final, foi bom encontrar o nome de Goiânia. Gosto bastante da minha cidade!!

    beijinhos :**
    Carol
    Um blog simples
    Facebook

    ResponderExcluir
  64. Pô! Essa lista é privilegiada, pois não saiu o nome da minha cidadezinha, Aqui tem de tudo. Pra comprar casa aqui o caboclo tem que ter muito dinheiro, as terrenos são muito valorizados e os Bancos estão cheios. Por que será? O salário é pequenininho. Eu tive sorte, pois a P.Municipal daqui paga aos professores mais do que muitas metrópoles e acabei chegando aqui por um infortúnio e me dei bem.Hi!
    Agora não faço mais nada, já dei o meu suor, agora é só passear e curtir os blogs, mas VOU CONTESTAR. rsrs.
    Como será que fizeram essas avaliações, pois não vi Santo André, mas vi um nicho de uma cidade vizinha da minha.
    Mas, o mais importante é viver onde se vive melhor e, logo que meu filho se casar vou morar numa cidade turística perto daqui. Quero sombra, sauna, boa comida e água fresca. Eu mereço, pois, trabalhei 39 anos anos, fora os bicos...
    Um beijo contestando essa lista...rsrs
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  65. Oi, querida
    Desculpe a minha vista

    AH! ACHEI SANTO ANDRÉ. ONDE MOREI QUINZE ANOS

    A CIDADE QUE MAIS GOSTEI DE MORAR E TRABALHAR

    DESCULPA MAIS UMA VEZ, MINHA VISTA ESTÁ NO FIM DA PICADA. RSRS

    LUA SINGULAR

    ResponderExcluir
  66. kkkkk ainda bem que achou Dorli, está na 39 colocação, ouço falar muito bem da sua cidade! Bjooooss @Dorli

    ResponderExcluir
  67. Kellen,
    Depois dá uma passadinha no meu blog, deixei selinho para vc. Eu não tenho muita paciência com esse negócio de selinho, mas olha lá, mesmo que não entre na onda, quis fazer essa "homenagem" a algumas blogueiras!
    bjooo

    ResponderExcluir
  68. Oi Kellen conheci São José do Rio Preto, por acaso, estava indo para Santa Catarina, e nosso carro quebrou enquanto aguardávamos o socorro da seguradora, ficamos dois dias em um hotel em São José, adorei, ter conhecido . Ela está muito bem colada, que Bom. Tenho vontade de voltar lá com mais tempo.
    Beijos, agradeço o carinho de seus comentários, lá no meu expresso.
    Seu blog. sempre se superando. Está um Show.

    ResponderExcluir
  69. Oi Kellen!! Estava com saudades de vir aqui no seu cantinho ;). Já me atualizei das postagens, gostei muito deste ranking das melhores cidades para se viver que você nos trouxe, a maioria tinha que ser paulista mesmo pois são ótimas cidades, muitas delas planejadas e que oferecem uma qualidade de vida incomparável (o engraçado é que a primeira cidade mineira que aparece faz fronteira com São Paulo, rsrsrs).

    Abraços, Fabiana.

    ResponderExcluir
  70. Olá kellen,vou morar em SP rs
    Gostei da Informação,não sabia não..
    Bom fim de semana flor!
    xeroo

    ResponderExcluir
  71. Nossa tem tanta cidade que eu preciso conhecer.... Vejo que precisarei viajar mais apartir de agora...rsrs Da lista tota não conheço nem 10...rsrs

    Muita Luz e Paz
    Abraços

    ResponderExcluir
  72. Oi, Kellen! A dica é boa...tenho um primo que mora em Jundiaí, me deu até vontade de conhecer a cidade! Eu estou penando em ir para Curitiba...mas depende de que alguns fatores conspirem a favor. :D Moro numa cidade do interior com poucas opções de lazer e trabalho. UM abraço!

    ResponderExcluir
  73. Uhu...e eu moro em Indaiatubaaaaaaaaaaaaaaa...


    beijo procê... muitos, váriossssssssssssss

    ResponderExcluir
  74. Kellen!!

    Interessante essa lista. Sempre morei em São Paulo. Já quis morar em Foz do Iguaçu.

    Atualmente tenho vontade de passar uma temporada no Rio. Cidade linda, com muita praia bonita e super agitada.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  75. Oi, Kellen. BH sempre esteve em listas de melhores cidades para se viver. Nos anos 50 e 60, por ex., era considerada uma das cidades mais importantes no tratamento da tuberculose. Para aqui vinham doentes de vários estados, pois o clima de montanha, o ar puro, os jardins da cidade, suas árvores, tudo contribuía para um bom ar, o que ajudava a curar os pulmões.
    A lista "se esqueceu" de tantas cidades do norte, nordeste, sul do país. Achei estranho, mas acredito na lisura da pesquisa.
    Beijo!

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!