Reserve seu hotel aqui...

4 de mar de 2013

79

As melhores cidades do Brasil para viver...

Quando iniciei uma pesquisa sobre as melhores cidades de SP para morar, me deparei com uma lista sobre as 100 melhores cidades do Brasil e várias denominações para estas cidades, as mais desenvolvidas, as melhores para se viver , as melhores em qualidade de vida, as melhores em infraestrutura, etc, 

Em dezembro passado, a revista EXAME, publicou dois  rankings com  resultados de uma pesquisa feita por dois Institutos renomados do Brasil, o sistema FIRJAN (SESI, FIEMG, e Instituto Adolfo Lutz) e a FGV (Fundação Getúlio Vargas), sobre as 100 Cidades mais desenvolvidas do País. 

A pesquisa analisou números oficiais dos Ministérios da Saúde, Educação, e Trabalho referentes a 2012, muitas variações foram notadas de um Instituto para o outro, porém as diferenças acontecem devido o que cada um levou em conta na pesquisa! 

Vou publicar neste post o resultado do Sistema FIRJAN... lembrando que as pesquisas não levam em conta as estatísticas sobre violência nessas cidades, nem tão pouco significa ser as cidades mais bonitas, embora muitas se enquadrem também neste quesito!

Americana SP onde moro a dois anos, nas duas pesquisas teve praticamente a mesma colocação em 18 e 17 lugar. Resultado justo, uma vez que considero excelente a qualidade de vida em Americana! Lembrando que o País possuí atualmente 5.570 municípios, o que torna a pesquisa muito seletiva!

Para visualizar todas as cidades e suas colocações, basta rolar a barra direita do formulário abaixo:


Das 100 cidades, 77 estão no estado de SP, ocupando em maioria as primeiras colocações! O estado de SP em todas as estatísticas brasileiras é considerado o estado mais desenvolvido do País!  Para ver a  lista completa dos dois Institutos clique aqui.


OBS: Esta pesquisa não indica uma opinião pessoal, eu sei que a maioria de nós ama sua cidade, porém a relação de amor entre morador e cidade neste caso não conta nas pesquisas, apenas números oficiais.Não acredito em pesquisa encomendada, acredito na seriedade dos Institutos envolvidos, porém todos nós sabemos que influencias politicas existem em todo lugar!

Como dito acima os dados foram divulgados pelo Sistema FIRJAN e FGV, existem outras listas de ambos institutos de anos anteriores, mas esta é a mais atualizada divulgada em 2012!
Saiba mais no site aqui