Reserve seu hotel aqui...

6 de mar de 2012

72

Teatro Amazonas, O Império na Floresta!


Olá amigos e leitores,
Sendo eu, uma pessoa graduada em Artes Cênicas, não poderia deixar de dedicar um único post para este teatro maravilhoso localizado em Manaus, onde vários artistas sonham se apresentar.
Estivemos em Manaus em Junho de 2010, uma viagem excepcional que conto aqui
O Teatro Amazonas foi inaugurado em 1896, época áurea do ciclo da borracha no Brasil,  hoje patrimônio histórico cultural e uma herança do período mais promissor de Manaus, que nesta época foi considerada uma das cidades de maior crescimento mundial graças a riqueza do látex extraída da floresta e exportada para o mundo inteiro.
A ideia de construir o teatro se deu por uma necessidade da época de receber espetáculos para se apresentar a corte imperial, então decidiu-se pela construção do mesmo, porém quando ficou pronto o período imperial já havia acabado.
Uma das várias telas do salão nobre do teatro
A construção enfrentou alguns percalços e demorou cerca de 10 anos para ser concluída. Foram trazidos arquitetos e decoradores de outros países além de famosos pintores que deixaram sua obra no Salão Nobre do Teatro, como o italiano "Domênico De Angelis" e tbém "Crispim Do Amaral" que assinou pela decoração interna.
Amore no Salão Nobre
Decoração esta que homenageia vários nomes do teatro e das artes em geral como Moliere, Mozart, Aristófanes, Rossini e muitos outros, tendo suas máscaras e esculturas na decoração 
 A cúpula do teatro também merece destaque pois foi construída com 36 mil peças de cerâmicas esmaltadas e telhas vitrificadas vindas de Paris nas cores da bandeira do Brasil.
A cúpula do teatro com as cores da bandeira do Brasil
 O teatro tem capacidade para 700 pessoas confortavelmente instaladas em cadeiras e nos 3 andares de camarotes. Há pinturas e esculturas espalhadas por todo o prédio que retratam desde o Brasil Império até mesmo o encontro dos Rios Negro e Solimões.
Salão Nobre
No salão nobre só é possível entrar com calçados especiais ou descalços, para não arranhar o piso feito com madeira nobre, no teto existe uma pintura de Domênico que retrata as Bellas Artes da Amazônia, este salão tem capacidade para 200 pessoas embora hoje seja aberto apenas para visitação turística.
Neste teatro tivemos a oportunidade de assistir a estréia da peça  "Mente Mentira" espetáculo do ator Malvino Salvador que como bom amazonense fez questão de estrear a peça em Manaus, juntamente com Thiago Fragoso e muitos outros, inclusive sua namorada, a atriz Sophie Charlotte que estava lá para prestigiar o então namorado. 
Tivemos a sorte de comprar o ultimo camarote disponível no dia da estréia, que foi maravilhosa, com direito a tietagem e tudo no final do espetáculo.
Foi fabuloso assistir a peça, adoro estar em lugares antigos e sentir a energia dos que ali estiveram.
Hoje o teatro é administrado pelo Governo do Estado do Amazonas e realiza todos os anos o Festival De Ópera do Amazonas, que recebe artistas do mundo todo.
Para saber mais detalhes sobre a estrutura do teatro clique aqui

OBS: Viagem realizada em Junho de 2010