Reserve seu hotel aqui...

30 de jan de 2012

47

Tulum, Riviera Maya...

Principal Templo de Tulum (Foto Google)
No México existem alguns sítios arqueológicos que foram antigas cidades da civilização Maia, em 2011 de férias em Cancún alugamos um Jepp, e  fomos em busca deles!


Nativos de Tulum em representação dos Maias
Tulum é um desses Sítios arqueológicos, onde viveram os Maias, a cidade está localizada na Península de Yucatan, à 60 km de Cancún, na Costa do Mar das Caraíbas, região hoje chamada de Riviera Maya
Tulum é única cidade Maia localizada no litoral Mexicano, a terceira mais visitada do México, sendo a primeira "Chichen Itza" que já falamos aqui



As ruínas da cidade construídas pedra sobre pedra de Tulum, recebe milhares de visitantes do mundo inteiro diariamente, que vão em busca da história de uma das civilizações antepassadas  mais intrigantes e inteligentes do mundo


A cidade de Tulum foi construída estrategicamente no alto de uma montanha no litoral , para que os Maias pudessem vigiar o Mar e evitarem ataques inimigos. As ruínas foram descobertas por volta de 1500, mas a cidade já existia desde 564 dc  e sobreviveu até o século XVI mesmo depois dos Maias já colonizados pelos Espanhóis.


O local é muitíssimo bem cuidado. O trabalho de conservação é constante, afinal é  Patrimônio da UNESCO e uma herança deixada pelos nossos antepassados. Na minha opinião Tulum é melhor cuidada do que "Chichen Itza", cidade Maia onde está a pirâmide "El Castilho", uma das 7 maravilhas do mundo que falei em aqui.


Mirante da cidade Maia
A visita nesse lugar foi fantástica. Muitos turistas aproveitam pra se banharem no mar, o calor é absurdo 
A entrada na cidade custa por volta de 30USD por pessoa com a presença de um guia, que depois de 30 minutos deixa o turista a vontade para fotografar...


Como já disse anteriormente não gosto de Guias, devido as restrições que eles representam, horários, fotos etc, por isso sempre pesquiso sobre os lugares que visito antes de visita-los para não precisar solicitar um guia, mas no caso de Tulum me simpatizei com uma nativa  descendente direta dos Maias que se propôs me explicar sobre o tao falado fim do mundo em 2012 supostamente profetizado pelos Maias.

Ruínas de Templos Maias
Templo Sagrado
Nos arredores da cidade, existe um grande mercado de artesanatos, com enorme variedade de produtos artesanais tipicos, calendários Maias e Astecas, além de artefatos em prata e bronze, entre outros.

Calendários Maias e Astecas
Os preços nos arredores de Tulum são bem melhores do que os preços nos arredores de Chichen Itza, pena que só descobrimos isso qdo fomos em Chichen Itza e já não voltaríamos mais a Tulum.