20 de jul. de 2018

3

Onde abraçar um urso panda na China

Urso Panda, Urso Panda na China, onde ver urso panda,
Olá amigos e leitores, 
Foi com muita alegria que recentemente em viagem a China, realizei um grande sonho. O sonho de chegar bem pertinho de um urso panda. 
Na China existem várias cidades onde é possível ver os pandas em zoológicos. Pequim, Ilha de Hong Kong, entre outras, mas nestes zoológicos é possível apenas admira-los, e particularmente não curto a vibe de um zoológico, portanto eu queria um pouco mais do que isso. Queria conhecer mesmo era um santuário onde a preservação da espécie fosse prioridade. E quem sabe até mesmo chegar bem pertinho e até poder tocar em um deles.
Foi então que depois de algumas pesquisas, especialmente no blog "China na minha Vida", que descobri o lugar certo para realizar meu sonho, e foi assim que colocamos a cidade de Chengdu em nosso roteiro.

A cerca de 100 km da cidade de Chengdu, em Sichuan, sudoeste da China, existe, além do zoológico comum onde vivem alguns pandas, uma reserva mantida pelo governo chinês, chamada em Português de  "Centro de Preservação e Pesquisa do Panda Gigante" 

O Santuário é aberto ao publico que pode ver os pandas praticamente em habitat natural, distribuídos em várias "casas", cheias de verde, balanços e diversos estímulos para que eles possam brincar. Além de ter também um abrigo coberto em cada uma de suas "casas".



Na reserva, diante de uma doação de 1.800 YUAN (Moeda Chinesa), algo em torno de 1.500 reais quando fomos,  é possível interagir com um urso panda por 30 segundos cravados. Na verdade a minha interação durou 27 segundos.

Pouco tempo? sim, caro? sim, mas confesso que super valeu a pena, apesar dele estar comendo tranquilamente o seu bambu, e não ter me dado a minima, ter chegado tão pertinho de uma fofura destas foi emocionante, um verdadeiro privilégio. Os 27 segundos certamente durarão no minimo 27 anos na memória de Deus me permitir. 


Onde ver um panda
Importante esclarecer que os pandas diferente de muitos animais que são infelizmente, dopados em zoológicos para exploração turística, não são dopados, nem explorados. O santuário prima pelo absoluto bem estar de seus pandas, desde o nascimento até a reprodução e a vida adulta. Na reserva existe também a possibilidade de fazer um trabalho voluntário, mas sobre isso não posso falar muito pois não me informei a respeito.

Como funciona?  
No santuário, um único Panda interage no máximo 10 minutos por dia com no máximo 15 visitantes, no período da manhã, enquanto se alimenta, entre 10 e 11 da manhã. 

Portanto somente um número bastante reduzido de pessoas tem acesso a eles, por isso é importante chegar bem cedo ao Santuário e procurar logo a administração para manifestar o desejo de fazer a doação para estar com ele. Preenchido o numero de 15 pessoas, não será possível mais a interação naquele dia.

Abaixo segue o vídeo da minha experiência...
Além disto, para estar com o panda, é preciso seguir algumas regras, assinar um termo de responsabilidade, colocar um macacão fornecido pela reserva, luvas plásticas, e seguir as recomendações de segurança que eles dão na hora.
Não é permitido fazer o contato com o animal portando o celular, mas os funcionários que acompanham a experiência filmam e fotografam tudo com o nosso celular. E não deixam em nada a desejar nas fotos e vídeo pois eles tem muita experiência no assunto. 

No final da experiência eles fornecem um certificado de apreciação pela atitude generosa de fazer a doação, além de uma camiseta. Mas o que vai ficar mesmo para sempre na lembrança são os poucos segundos em que estive ao lado desta fofurice.  


Como Chegar ao santuário? 
No nosso caso, fizemos previamente uma reserva com um guia da cidade de Chengdu (habayefei@163.com ), para nos levar bem cedo, já que o local fica afastado da cidade. 

Esse mesmo guia ficou responsável por organizar nosso acesso a administração do local para fazer a doação e garantir nossa interação com o animal. Esse guia não foi barato, cerca de 800 YUAN para duas pessoas, apenas para nos levar do hotel até lá e depois claro, levar de volta ao hotel. 

Na verdade eu reservei tudo, mas não tinha certeza se faria a doação e se iria mesmo interagir com o panda, eu tomei a decisão final somente quando estava no santuário, depois de constatar que se tratava de um trabalho sério, cuja minha doação realmente poderia fazer a diferença para a preservação dos animais.  



Cidade base para visitar a reserva: Chengdu 
E-mail de contato do guia em inglês que nos levou até a reserva, 
habayefei@163.com ,ele se chama HABA
Guia para levar até a reserva: 800 Yuan
Entrada na reserva: 80 Yuan
Doação para interagir com Panda: 1.800 Yuan
Duração total do passeio: Pelo menos 6 horas, 

Consulte cotação do Yuan aqui 

3 comentários:

  1. Kellen, que coisa mais liiiinda!!!
    Abraçar um urso panda deve ser o sonho de tantas pessoas!!
    Ficar perto de uma doçura em forma de urso, promete ser espetacular!!
    ADOREI! AMEI!!
    Suas palavras, fotos e imagens em vídeo alegraram o meu dia!

    Tenha um excelente restante de semana amiga e parabéns pelo dia do escritor, que é hoje, 25 de julho!!
    Obrigada por nos informar sempre, com tanto entusiasmo, de suas viagens e recantos do mundo inteiro!!
    Beijinhos com carinho!! :))))

    ResponderExcluir
  2. Que gracinha de lugar! Deve ser muito bom abraçar um panda, e ainda mais saber que eles são bem cuidados!! Amei o post! ❤

    À propósito, tem um post novinho no meu blog esperando a sua visita!

    xoxo,
    Jessica
    What To Style | Instagram

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!