22 de jan. de 2017

20

Campos do Jordão ou Monte Verde, onde ir primeiro?

Olá amigos e leitores,

Existem muitas duvidas e perguntas como esta feitas na rede quando se tratam de dois destinos "aparentemente" semelhantes. Na minha opinião nem deveriam existir estas duvidas, pois cada lugar é único. Mas elas existem e isso é fato. Então vamos lá tentar responder a pergunta...
Cada destino tem seus atrativos, mas analisando alguns pontos de vista,  pode existir sim aquele que é melhor conhecer primeiro.  

Buenos Aires na Argentina, ou Santiago no Chile? Já me fizeram esta pergunta várias vezes, normalmente quem vai viajar pela primeira vez ao exterior. Sobre esses destinos eu falei aqui e aqui

Argentina e Chile
 No meu caso, conheci primeiro Santiago, fiquei apaixonada, cidade linda e com forte influência européia. Fiquei realmente encantada, o que acabou tornando Buenos Aires que conheci em seguida,  um pouco menos atraente do que talvez realmente seja. Por isso recomendo Buenos Aires primeiro, assim você irá curtir a cidade do tango sem correr o risco de fazer comparações com Santiago como aconteceu comigo.  
Digamos que é como comer uma entrada gostosa, aguçar o paladar e depois degustar o prato principal ainda mais delicioso! (Sei que alguns irão discordar, mas de verdade, é o que eu senti )

Sendo assim, muitas pessoas também me perguntam se Campos do Jordão SP ou Monte Verde MG?!
Assim como perguntam se Campos do Jordão ou Gramado, ixiii, ai a briga é boa.

Bom, então vamos voltar para a pergunta deste post, Campos do Jordão ou Monte Verde?

Na verdade são destinos muito distintos, mas que se assemelham nas temperaturas, nas pousadas aconchegantes, e no ambiente "Love is in the air".
Jardins Amantikir Campos do Jordão
Pousada Recanto Almeida onde já nos hospedamos em Campos do Jordão
 Ambas estão localizadas bem acima do nível do mar, são cidades de montanha, frias, charmosas, de arquitetura diferenciada inspirada em países europeus (especialmente Campos do Jordão), e muito indicadas para namorar, comer um fondue, curtir o clima de montanha etc... Lembrando que Monte Verde é o destino mais procurado no Brasil por casais em Lua de Mel, como já contei aqui
Quarto que nos hospedamos na Pousada Estalagem Monte Verde
Breve comparativo
  • Campos do Jordão é bem maior e mais pomposa do que Monte Verde. 
  • Tem 60 mil habitantes, enquanto Monte Verde que na verdade é um distrito da cidade de Camanducaia tem 7 mil.  
  •  Justamente por isso Campos tem mais restaurantes, mais opções de passeios, diversas pousadas e hotéis. 
  • Ambas cidades tem como ponto forte a fabricação  de cervejas artesanais além de oferecer passeios para conhecer de perto o processo nas fábricas. 
  • Lá além do Festival de Inverno na alta temporada, acontecem muitos outros  eventos o ano todo, independente da estação.
  • O leque de restaurantes de alta gastronomia é grande. 
  • Campos tem o maior museu a céu aberto do Brasil, além do Palácio Boa Vista, ambos com entrada gratuita.
  • Uma das atrações em Campos são as diversas lojas, para todos os bolsos, galerias, feiras etc.
  • São  muitos os pontos turísticos, (gratuitos ou não), 
  • São muitas as opções em parques de aventuras em Campos (arvorismo, tirolesas, etc), entre eles, Tarundu, Pesca na Montanha, e muitos outros.
  • Por toda essa gama de opções a cidade acaba sendo de uma forma geral, um destino um pouco mais caro. Porém é possível encontrar pousadas bem em conta. 
  • Passeios de trem, trenzinho, charretes e teleférico são uma das atrações. 
X
Monte Verde é mais intimista e bem pequena como já foi dito. 
  • Diferente de Campos onde o turismo acontece na Vila Capivari, em Monte o turismo acontece basicamente em uma única avenida, a Av Monte Verde, principal da cidade. 
  • Nela estão as lojas, docerias, restaurantes, e chocolaterias.
  • Ambas cidades tem como ponto forte a fabricação  de cervejas artesanais além de oferecer passeios para conhecer de perto o processo nas fábricas. 
  • Quase não tem pontos turísticos, 
  • Por lá são oferecidos passeios mais voltados para o campo, feitos em fazendas conveniadas, Passeios à cavalo, triciclos, 4x4, etc. 
  • Em Monte também tem algumas opções para quem curte trilhas.
Quantos dias devo ficar em uma e em outra? 
Responder esta pergunta é meio complicado. Cada um tem seu tempo em uma viagem, tem aquele viajante que só quer dar um role e dizer que conheceu a cidade, tem aquele que quer destrinchar tudo que ela oferece, e tem aquele que se for só nos pontos turísticos já está ótimo.
Uma das cervejarias artesanais em Monte Verde
Av Monte Verde, onde ficam os bares e restaurantes turísticos da cidade.
Mas na minha opinião, 3 dias em Monte Verde é muito mais do que suficiente para conhecer. E Campos depende do tempo que você tem disponível, eu fiquei 4 dias na primeira vez, mas voltei muitas outras vezes, (mais especificamente como vocês podem ver nos posts neste link 

Passeio de teleférico, uma das opções em Campos do Jordão
Influência européia presente na arquitetura de Campos do Jordão
Mas e ai? Em qual devo ir primeiro? 

Antes de responder vou escrever uma frase que gosto muito, Seja onde for, o importante é ir....

Mas enfim, com ambas você irá se encantar e se divertir, mas pensando da forma que exemplifiquei no início deste post, de deixar a melhor parte da sobremesa para o final. Na "minha opinião" você deve ir primeiro em Monte Verde, e inúmeras outras vezes em Campos do Jordão!

Leia  todas as nossas dicas de Campos do Jordão no link abaixo


Série Completa Sobre Campos

Vai Reservar?


Reserve seu hotel entrando pelas nossas caixas de pesquisa do Booking abaixo e/ ou na lateral do blog, e garanta os menores preços dos hotéis. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda crescer! 

20 comentários:

  1. Eu amo as cidades de MG! Essa não lembro se já conheci. Agora Campos do Jordão já fui inumeras vezes e não me canso de ir. Amo!! Acho linda, gostosa, perfeita mesmo para casais. Amei seu comparativo.
    Beijos
    Adriana

    ResponderExcluir
  2. Olá Kellen,

    Conheço Campos de Jordão e voltaria lá com muito prazer. Por incrível que pareça, apesar de ser mineira, não conheço Monte Verde. Logo, já comi a melhor parte da sobremesa-rsrs. Mas, tendo oportunidade, conhecerei Monte Verde.
    Excelente postagem!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  3. Me pareceu lindo Campos do Jordão.
    Lindo mesmo Kellen.

    ResponderExcluir
  4. Sou doida pra conhecer Monte Verde! Na verdade, quero os dois. HAHA Tudo ao mesmo tempo agora. (brincadeira kkkk não ao mesmo tempo, mas aceito ser agora. Me leva!!!) <3

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, querida Kellen
    JÁ morei em Campos e acho uma cidade linda.
    Me traz doces recordações.

    Monte Verde não conheço
    Agradeço a sua gentil visitinha.
    Um beijinho e o meu carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  6. Kellen,
    Importante ler dicas para escolher melhor uma rota de viagem,
    voce tem muita experiencia, ajuda bastante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. Estava com saudade de viajar com vc rsrs

    Estou aqui atrás de um passeio em conta para o Carnaval mais tá difícil
    Marido, filho já com 17 e eu o custo é alto e no Carnaval todo lugar fica caro
    Desanimada já

    ResponderExcluir
  8. Deu para entender bem a diferença dos dois, acho que Campos deve ser mais a minha cara, não gosto de cidades muito pequenas.

    ResponderExcluir
  9. Que lugares fantásticos, hein??? Adorei! Até difícil escolher. bjs

    ResponderExcluir
  10. Oi querida Hellen!
    Que legal ter você lá no blog!
    Sua postagem esclareceu bastante mas deixou-me na dúvida pois as duas cidades são bem bonitas.
    Gratidão pela tua presença iluminada.
    Beijão pra filhona.
    abração com carinho a ti

    ResponderExcluir
  11. Oi lindona,
    Sabe fazer turismo contigo aqui é poesia.
    Amei o passeio e os lugares.
    Você é d+
    Beijo 😘

    ResponderExcluir
  12. Boa noite, ja fui em Mte Verde 4x e nenhuma vez em Campos, não consigo deixar de ir em Mte Verde, mas futuramente pretendo conhecer campos, vou pela quinta vez em MTE verde agora em julho/2017. amo aquela vila!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana Luís Otávio, Monte Verde é uma delicia mesmo! Aproveite! Aqui em casa é o contrário, não conseguimos parar de ir em Campos do Jordão rsrs Abraços

      Excluir
  13. Eu já conheço Campos dos Jordão e Gramado. Quero conhecer Monte verde, porém estou com medo de gastar dinheiro e nao gostar.

    ResponderExcluir
  14. Oi Kellen.. seu blog me ajudou muito a decidir entre Campos e Monte Verde!
    Por ser mais proximo e por ja ter ido algumas vezes em Campos, decidi ir para Monte (pois ainda não conheço). Espero que eu tenha acertado!! Bjo

    ResponderExcluir
  15. Vá para os dois lugares cada um tem o seus atrativos,um diferente do outro já fui nos dois e gostei e pretendo voltar em breve,vá também para Bueno brandão,Gonçalves,Serra Negra,Pedreira,Atibaia,Águas de Lindoia,Poços de Caldas,Juruaia e outras,cada uma é cada uma...................

    ResponderExcluir
  16. conheci primeiro gramado (já fui cinco vezes),depois conheci campos do jordão,e agora vou conhecer monte verde.comprei um pacote de oito dias,mas agora já estou achando que foi muito,já que não tem muita coisa pra se ver na cidade.

    ResponderExcluir
  17. Já fui para dois, Monte Verde é legal conhecer, 2 dias são suficientes pois a cidade é muito pequena, não tenho vontade de voltar, achei bem mais caro as coisas lá tambem. Campos do Jordão já fui 3 vezes e voltarei mais vezes se Deus quiser, lá é bom demais, para comprar roupas lá é maravilhoso, ótimo custo. Mas Gramado pra mim é a melhor, parece outro país, em Campos do Jordão tem uma parte da cidade que é feia, já em Gramado a cidade inteira é linda e encantadora.

    ResponderExcluir
  18. So, if you’re a roulette player bet365 who likes to position an occasional sports activities wager — there’s no place better than Bovada. Red Dog casino lets you instantly fund your account utilizing Visa, Mastercard, and Neosurf. You can even deposit funds utilizing Bitcoin, Ethereum, or Litecoin. Crypto withdrawals take 1-3 days to process, but it was much faster in our expertise. Banking here is comparatively straightforward as you can to|you probably can} deposit and withdraw by way of crypto and fiat currencies.

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!