Reserve seu hotel aqui...

30 de jan de 2013

85

Nas ladeiras de Ouro Preto



Ouro Preto está localizada a 100 km de BH, cidade fundada em 1711, antigamente conhecida como Vila Rica, capital de Minas Gerais, berço de grandes manifestações políticas e movimentos como a Inconfidência Mineira! Hoje uma charmosa cidade que preserva suas riquezas culturais e arquitetura colonial, além de estar tombada desde 1980 como Patrimônio Histórico da Humanidade...


Nosso tour pelas cidades históricas começou em Ouro Preto, onde ficamos dois dias, o suficiente p nos apaixonarmos pela cidade!  A mesma é um verdadeiro labirinto de ladeiras no mais autentico sobe desce, e mesmo com a ajuda de um GPS, pode não ser uma boa dirigir pelas ruas de Ouro Preto sem conhecer a cidade! Qdo chegamos entendemos que seria estressante percorre-la por nossa conta, e por mais que eu não goste de agências e passeios prontos, devo admitir que foi  mais sensato contratar um Tour! Super oferecido em todos os cantos da cidade com preços que variam de 60 a 120 reais por pessoa, com duração entre 4 e 6 horas!

Ouro Preto é uma cidade muito charmosa, uma volta no tempo que proporciona uma sensação muito gostosa, principalmente p quem se interessa pelo passado e por sua história, a imaginação flui em Ouro Preto, p mim foi quase um "Dejà Vu" rsrsr

Depois de ficarmos um tempo na praça do Museu da Inconfidência admirando os casarões ao seu redor, lojas de artesanato, Chocolaterias, Cafés, etc. Seguimos p o nosso tour!


Particularmente acho que a prefeitura de Ouro Preto deveria preservar esta área da enorme quantidade de carros que ofuscam a beleza dos casarões, o trafego neste ponto da cidade é intenso, mas com um bom planejamento de transito penso que isso seria possível e preservaria melhor as construções históricas!  
Ouro Preto está repleta de Igrejas. Devido a divisão social  que havia na época, cada grupo construía a sua própria Igreja desde as mais luxuosas onde o ouro e a riqueza do Barroco ofuscam e confundem nossos olhos, até Igrejas mais rusticas pertencentes a classes mais humildes da época, como a  Igreja dos escravos que particularmente gostei muito!

 

Existem dezenas de Igrejas em Ouro Preto, mas vou fazer um resuminho que na minha opinião, são as principais Igrejas que devem ser visitadas: 

Igreja de Nossa Sra do Carmo

Igreja de São Francisco de Assis

Igreja dos Escravos

Igreja de Nossa Sra do Pillar (esta é imperdível)

Igreja de Nossa Sra do Rosário (esta por ser arredondada é bastante diferenciada) 

O Museu da Inconfidência, tbém é obrigatório. Antigamente era o Palácio do Governo, hoje conta a saga dos Inconfidentes Mineiros, e principalmente de Tiradentes, expõe móveis, objetos e muitos documentos da época inclusive a forca de Tiradentes, sem duvida um lugar imperdível para uma visita de pelo menos 2 horas, um bom lugar p experienciar um pouco da história de Minas!

Museu da Inconfidência (antigo Palácio do Governo)
Aconselho tbém uma visita ao Museu do Oratório, local onde é possível visualizar dezenas de belíssimos Oratórios de variadas épocas, o mesmo fica bem ao lado da Igreja Nossa Sra do Carmo, mas as fotos internas são proibidas, assim como na maioria das igrejas de Ouro Preto, inclusive no Museu da Inconfidência!

Eu até tirei fotos do interior de algumas igrejas, que os monitores permitiram escondido quando as Igrejas estavam vazias, mas pensei melhor, por respeito as normas e para não incentivar a prática não irei publica-las!

As Igrejas são abertas a visitação todos os dias, a maioria delas até as 16:30,  muitas ainda realizam missas a noite em dias específicos, o ingresso durante o dia fica entre 2 e 6 reais variando de uma para outra, em algumas a contribuição é espontânea!


OBS: O Trilhamarupiara lamenta muito pela tragédia de Santa Maria!