Reserve seu hotel aqui...

25 de jan de 2013

76

O que ver e onde comer em Mariana

Foto de Arlei Mendes da Silva
Continuando a Série Cidades Históricas de Minas

Quando esticamos de Ouro Preto para Mariana para visitar a "Mina da Passagem" que já contei aqui, tínhamos como objetivo visitar algumas Igrejas de Mariana, que não podiam ficar de fora do nosso tour pelas cidades Mineiras...

Igreja de São Pedro dos Clérigos
Depois de visualizarmos de longe a Basílica de São Pedro dos Clérigos, fomos visitar as Igrejas de Nossa Senhora do Carmo e de São Francisco, no miolinho de Mariana,  pontos turísticos imperdíveis, até pela bonita imagem de estarem  lado a lado, embora tenham sido construídas assim devido a uma competição de Irmandades da época, 

Duas igrejas em uma mesma praça

As curiosidades destas Igrejas estão no fato de que na Igreja de São Francisco a esquerda está enterrado o mestre Athaíde, companheiro de Aleijadinho durante o período Barroco, Barroco este mostrado em riqueza de detalhes no interior da Igreja. Já a Igreja de Nossa Sra do Carmo a direita, foi atingida por um grande incêndio em 1999 durante obras de restauração, a mesma acabou tendo sua nave destruída pelo fogo sobrando apenas seu Altar-mor! 


Tive muita pena da Igreja Nossa Sra do Carmo, para entrar nela, paga-se 2 reais, um monitor da Igreja fica na porta convidando as pessoas p entrarem e avisando que as fotos são permitidas, uma forma de atrair as pessoas que preferem ficar só na porta. Tiramos algumas fotos mas a reforma improvisada na igreja depois do incêndio é notória e acaba ofuscando um pouco a beleza do Altar! 

Saindo dali antes de seguir para Tiradentes, fomos almoçar pertinho no "Restaurante Rancho da Praça" comida Mineira de qualidade com preço justo, para quem está de passagem por Mariana, ou não quer gastar muito é um lugar muito honesto para se comer!  


Fala se uma comidinha mineira não é tudo de bom!?


Localização Restaurante Rancho Praça Gomes Freire 108
Preço acessível por pessoa a vontade
Para entrar no interior da igreja cerca de 2 reais

Leia Também:
 A Mina da Passagem em Mariana
Sugestão de hospedagem e roteiro para Cidades Históricas