Reserve seu hotel aqui...

19 de mar de 2012

59

"Vale sagrado dos Incas"... Um lugar sagrado de verdade!


Um dos lugares que visitamos na nossa viagem ao Peru foi o "Vale Sagrado dos Incas", na região de Cusco...




O lugar reúne vários rios que formam um vale, entre eles o principal:  Rio Urubamba. 
 Nos arredores estão vários  Sítios arqueológicos que são ruínas de povoados onde os Incas viveram.
Continuando esta postagem aqui contar agora sobre nossa visita  nos arredores de Cusco para conhecer o "Vale Sagrado dos Incas" e outros sítios arqueológicos,  aqueles que eu cheguei a dizer que não iria por estar exausta no primeiro dia desse tour. Para quem não viu o vídeo deste momento hilário, é só clicar aqui



O fato é que passado o cansaço, eu resolvi enfrentar mais esta maratona de sobe e desce montanhas, o que valeu muito o esforço pois o Vale Sagrado é simplesmente intrigante e fascinante!
Na chegada ao "Mirador de Taray"  vimos do alto a beleza do Vale onde está o "Rio Urubamba", neste lugar os Incas cultivavam suas plantações sem grandes preocupações já que o rio corre ao lado do vilarejo onde habitavam,  hoje habitado por nativos,  lindo esse lugar!
Seguimos então para "Pisac" a 33 km de Cuzco, um vilarejo que tbém foi habitado pelos Incas e  hoje é habitado por nativos cusquenhos, as construções de Pisac misturam arquitetura Inca e colonial



No local existe um grande mercado de artesanatos, que encanta e atrai, eu teria ficado horas andando em suas vielas, mas o tempo era curto, o lugar é perfeito para comprar todos os presentinhos da Viagem! Mesmo com tempo curto compramos boas lembranças nesse mercado! Domingo é o dia ideal p visitar!


No local onde os Incas cultivavam suas plantações nas montanhas  de Pisac , dá para se ter uma ideia da engenharia desse povo, construindo cascatas de pedras gigantes, (como se vê nas fotos), eles plantavam suas sementes e garantiam uma colheita farta longe das ameaças climáticas, principalmente das chuvas...



Em "Ollantaytambo" chegamos depois de uma hora de viagem percorrendo uma paisagem belíssima em meio a Cordilheira dos Andes. O Sítio é um dos mais altos de todos, não sendo maior apenas que "Machu Picchu" que contei neste post.



O Complexo teria sido uma cidade militar, religiosa e agrícola, e ainda hoje a região é habitada por descendentes nobres Cusquenhos.



Meu marido subiu as imensas escadarias de pedra, mas eu não animei, fiquei lá embaixo observando as ruínas e me perguntando quão fantástico foi a civilização Inca!



 Apesar das visitas aos sítios terem sido um passeio muito cansativo foi de um aprendizado incrível...

No final do dia fomos para "Chinchero" povoado onde as descendentes dos povos Incas nos deram uma  aula de como tecer, tingir e costurar as famosas roupas peruanas feitas de peles de "Alpacas" e desenhadas detalhadamente de acordo com a cultura simbólica peruana.



Claro que no local há um pequeno comércio de roupas feitas de Alpacas, que de fato não dá p confundir com lãs sintéticas pois a maciez das Alpacas é algo indescritível!
Depois de muitos conhecimentos adquiridos, voltamos a Cusco embriagados pela beleza de tudo que vimos!