13 de jun. de 2019

5

Viagem ao Chile pela primeira vez, tudo que você precisa saber.


Onde ver a Neve no Chile
Vamos para o Chile?
Olá amigos e leitores, 
Em maio estive pela segunda vez em terras chilenas... há o Chile, como é linda Santiago e seus arredores. Com sua arquitetura repleta de influência européia a bela Santiago é um dos destinos queridinhos dos brasileiros em feriados prolongados, temporadas de férias e também muito procurada no inverno por aqueles que querem ver a neve pela primeira vez.
 Neste post então vou dar algumas dicas básicas para quem vai ao Chile pela primeira vez.

Passaporte  
Primeiramente para entrar no Chile não precisa de passaporte, você entra perfeitamente com seu documento de identidade, porém ter um carimbinho básico chileno no passaporte não é nada mal, portanto se joga e leve sim seu passaporte, especialmente se for sua primeira viagem ao exterior! 
Para saber como tirar seu primeiro passaporte clique aqui 

Tudo que você precisa saber para viajar para o Chile

Distância do Brasil, Fuso Horário e Companhias Aéreas

Santiago fica cerca de quatro horas de voo de Guarulhos SP, os voos diretos são feitos pela Latam, 
(que eu particularmente não gosto, mas fazer o quê). 
Em Santiago os ponteiros marcam uma hora mais cedo que o horário de Brasilia.
Comprar passagens com bastante antecedência é mais indicado para conseguir preços melhores, comprando em Janeiro para o final de Maio eu paguei 6.500 reais por 3 passagens ida e volta. Mas tem promoções com preços bem melhores, tem que ficar de olho. 


A moeda chilena e onde comprar
A moeda chilena é o peso chileno, que em Maio de 2019 estava cotado a 170 pesos por real, ou seja, 1 Real = 170 Pesos, (essa cotação no Chile). É importante frisar que a cotação varia muito entre as casas de câmbio e não compensa de jeito nenhum comprar pesos no Brasil, deixe para comprar lá, além de ser super fácil sem exigência de documentos, eles valorizam muito mais a nossa moeda do que nós a deles. Para se ter uma ideia, um dia antes de viajar para Santiago, o a cotação no Brasil era de 1 Real = 146 pesos. 

Portanto leve o real e compre lá, especialmente nas casas da Rua Augustinas, bem pertinho da Plaza das Armas, mas a verdade é que em qualquer casa de câmbio de Santiago a cotação será melhor que no Brasil.
Melhor cotação peso Chileno

Melhor época para ir 

Depende dos seus objetivos, Santiago é linda e vai te proporcionar momentos bacanas em qualquer época do ano. Particularmente amei ir no final do Outono, e também amei ir no final do Inverno rsrs.


Qual moeda levar par o Chile

Bom, se você for no verão ou na primavera e não tiver neve para ver, haverá sempre as maravilhosas Vinícolas, os pontos turísticos charmosos e interessantes da capital chilena e a excelente gastronomia. Sem falar nas queridinhas Valparaíso e Vina Del Mar, cidades de verão próximas a Santiago. 

 Mas se o seu objetivo é dar uma esticada nos arredores para ver a neve, lembrando que em Santiago NÃO NEVA, (somente na cordilheira que cerca toda capital há neve), programe ir entre meados de junho e meados de Setembro. Sendo que de Junho a Agosto estará bem frio, tipo menos alguns graus onde há neve, e temperaturas abaixo de 10 em Santiago. 

Este ano eu fui no final do outono, ultima semana de Maio, e dei sorte da neve ter caído alguns dias antes, o que foi maravilhoso, pois minhas filhas não conheciam a neve e ficaram encantadas com os passeios que fizemos para contempla-la, ( falarei em outro post), mas nem sempre é assim. 
Portanto neve, de Junho a Setembro.   
Neve no Chile
Foto 02 de Junho 2019
Agora se você quiser ver a neve e não passar muito frio, vá em Setembro. Em Setembro os termômetros já estão subindo, os preços caindo e ainda tem neve. A primeira vez que fui, fui no início de Setembro e foi perfeito,

Quais roupas levar no inverno

Em primeiro lugar, se você planeja ir no inverno e comprar roupas no Brasil para levar, reserve um dinheirinho e deixe para comprar alguma coisa lá, especialmente acessórios, luvas, gorros, cachecóis, etc, lá as opções são maiores que no Brasil e os preços me pareceram mais acessíveis, basta dar uma voltinha nos arredores da Plaza das Armas para conferir a infinidade de lojas e camelôs oferecendo os produtos, além de várias outras lojas de departamentos e supermercados nos Shoppings e galerias da cidade, entre elas a Paris, Tricot Chile, Fallabela ou mesmo os famosos supermercados Jumbo, Tottus ou Lider, onde também garimpamos excelentes opções.


Mas falando do que vestir, vou contar como foi a minha experiência agora em Maio, quando pegamos -11 em Embalse e -4 no Valle Nevado.

Quanto custa ir no valle nevado

Para ambos usei uma calça legging de inverno grossa com uma meia fio 80 por baixo, um casaco mais pesado com segunda pele, outra blusinha de manga comprida e mais uma cacharrel gola alta, ou seja, casaco mais 3 blusas, além de gorro e luvas. Somente para ir a Embalse eu aluguei uma calça mas não teria feito diferença ir sem ela, na verdade a calça alugada foi mais para não se molhar com a neve. Já que rolamos, nos jogamos e brincamos na mesma.
Nos pés sem duvida recomendo o aluguel de botas próprias. As lojas especializadas também alugam casacos mas sinceramente não achei necessário uma vez que estava bem agasalhada.
Dicas de santiago Chile

Em outras épocas do ano, consulte a meteorologia e se jogue nos looks que gosta, lembrando sempre que um calçado confortável é primordial em qualquer estação e viagem.
Viajar para o chile é barato

Aluguel de roupas para desfrutar da neve

As agências que fazem os passeios aos pontos turísticos nas cordilheiras onde há neve, param em lojas especializadas no início do passeio para os turistas alugarem roupas apropriadas. Estas lojas oferecem trajes completos, os preços cobrados ficam em torno de 8 mil pesos por peça, (média de 50 reais peça), sendo que traje completo sai 25 mil pesos, (255 reais).
Quanto custa aluguel roupas para neve em Santiago Chile

Quais os melhores passeios para fazer e o custo deles

Falando de passeios para ver a neve, temos Farellones, Valle Nevado, Portillo e Embalse na lista dos principais passeios, sendo que a Embalse em Cajon Del Maipo, atualmente está fechada para turistas devido um acidente no local que infelizmente vitimou duas crianças brasileiras.
Cajon Del Maipo

Para visitar qualquer um desses lugares é imprescindível ir com uma agencia especializada, não tente de jeito nenhum ir por conta própria por N motivos, estradas sinuosas, cheias de curvas fechadíssimas, neve nas estradas que exigem correntes nos pneus dos carros além da necessidade de intensa pratica do motorista para dirigir em montanhas como estas, resumindo, não vá sozinho.

As agências cobram de acordo com o passeio, e os valores variam muito de uma para outra, neste caso vou indicar a que eu usei, muito bem recomendada por todos que conhecem, séria, e que prioriza incondicionalmente a segurança de seus clientes, além de ser diferenciada oferecendo um turismo de experiência e não um turismo de massa como muitas no Chile, o Instagram dela é @321chile. Com eles você pode ir de olhos fechados em qualquer passeio.


Em maio deste ano eu fechei com eles 3 passeios, Vinícola Concha Y Toro, Embalse, e Valle Nevado, paguei para 3 pessoas, eu e minhas filhas, o equivalente a 1.300 reais por todos os passeios para nós 3, incluindo transporte, entradas na Vinícola, e um lanche em Embalse, o que dá cerca de 430 reais pelos 3 passeios por pessoa. Mas acessem eles para conhecer as opções que podem mudar de acordo com a estação do ano e para saber preços de cada passeio em separado, de acordo com seu desejo. Mas já adianto, esses 3 passeios são imperdíveis. Não havendo a possibilidade de ir em Embalse, estando ainda fechada, escolha Portillo. 

Transporte em Santiago

Do Aeroporto, reserve um traslado com antecedência, e fuja dos táxis do mesmo, eles cobram caro. Ou estude direitinho a sua rota e vá de ônibus. 
Tem Uber em Santiago, com preços semelhantes aos do Brasil,  mas eles não entram no aeroporto de jeito nenhum. Na cidade dá para andar tranquilo com eles. 
Santigo também conta com sistema de Metrô, não é tão eficiente como em outros lugares do mundo, tem pontos turísticos que ele não chega,  mas pode quebrar bem o galho.
Para se locomover de ônibus compre a "targeta bip" vendida nos metrôs, e pontos de recarga diversos na cidade.

Qual região de Santiago hospedar

A cidade de Santiago curiosamente é dividida em várias comunas, cada uma com uma prefeitura própria que reporta para um "Entendente".

Este ano eu me hospedei  no Gran Hyatt Place na região de Victacura, bem perto do belíssimo Shopping Parque Arauco e do próprio Parque Arauco, uma região nobre, linda, porém um pouco mais distante de outros pontos turísticos. Há quem prefira se hospedar mais no centro de Santiago perto da Plaza das Armas, Palácio de La Moneda, Mercado Municipal, o que é bacana pois pelos menos essa região você poderá explorar a pé, além de ter tudo ao seu alcance, cafés, supermercados, casas de câmbio, farmácias etc. Neste caso procure por hotéis na região de Santiago mesmo, que seria a região vermelha do mapa abaixo, eu sugiro Santiago, ou Providencia,


 Eu também já me hospedei em Las Condes, no hotel Pacific Regal, super bem localizado, com vários centros de comércio bem pertinho, uma região linda também.

 Lingua, dá para entender os Chilenos?

Os Chilenos falam espanhol,  e na maioria dos lugares que você vai, por serem turísticos, eles se esforçam para falar devagar com você, portanto se você não fala espanhol como eu, fique tranquilo, dá para entender muito do que eles falam, qualquer coisa é só  pedir para eles falarem mais devagar. Em muitos pontos turísticos também tem brasileiros trabalhando. Nas agências também muitos guias falam perfeitamente o português, pois já estão muito acostumadas a receber brasileiros. Agora se você quiser se aproximar um pouco mais dos Chilenos estuda umas palavrinhas básicas em espanhol que você será ainda mais bem vindo por lá.  

Agora a pergunta que não quer calar, 
É barato viajar para o Chile?
É barato viajar para o chile?

Esta é a pergunta que eu mais escutei nos últimos dias, e minha resposta é, toda viagem pode ser mais barata ou mais cara do que a do seu amigo, depende das suas prioridades. 

Pela proximidade que o país está do Brasil, as passagens podem ser encontradas com preços mais acessíveis do que outros países. Então pode ser sim relativamente mais barato viajar para Chile. Mas isto é muito relativo, se você faz suas despesas sozinho ou sozinha, claro que ficará bem em conta, agora se é uma pessoa que está arcando com todas as despesas para filhos, etc, não fica tão barato assim, principalmente em alta temporada. 

Com sorte de uma promoção nas passagens, um hotel mais em conta, priorizar um ou outro passeio, e comer em lugares fora da rota turística dá para ficar bem em conta sim. 

Chip internacional, conexão de celular

Quer ficar conectado no Chile? 
Nada de comprar chip internacional caríssimo no Brasil para levar para o Chile gente, chegando lá procure qualquer loja Claro, Tim, em qualquer galeria, Shopping ou mesmo no aeroporto, e compre um chip direto com eles, além de ser infinitamente mais barato a conexão é 4G. Falo por experiência própria, eu comprei um chip no Brasil e levei, o mesmo além de ter custado mais de 200 reais, só me deu conexão 3G, enquanto minha filha comprou um chip lá mesmo em uma ilha da claro em um Shopping, pagou cerca de 30 reais, teve conexão 4G os cinco dias que estivemos lá e com internet ilimitada! Portanto tenha paciência e compre lá se não quiser ficar usando Wi Fi ou roaming internacional que também sai caro. 

Dicas extras importantíssimas

Viaje durante o dia para que você possa ver a maravilhosa cordilheira dos Andes quando estiver chegando em Santiago, a não ser que o tempo esteja ruim, você irá se deslumbrar com essa vista, especialmente se viajar entre Junho e Setembro, quando ela estará nevada. Para ter chance dupla, tente viajar durante o dia na ida e na volta, assim se não der certo do tempo estar bom na ida, você ainda terá chance na volta rsrsr 

Detalhe: O Piloto avisa quando for sobrevoa-la, então relaxe e aproveite a viagem. 
Outra dica: Faça seu check in com antecedência e sente na janelinha porém nem pensar sentar na saída de emergência, você ficará em cima das turbinas e elas atrapalham a visão. 

Leve sempre uma cópia de todos os seus documentos, e deixe os originais guardadinhos no hotel.

Tenha sempre com você  na bolsa, ou no bolso, o endereço do seu hotel por escrito, telefone e tudo mais. Caso aconteça Deus o livre algo com você, saberão sua localização. 

A voltagem no Chile é 220 volts, e as tomadas tem 3 pinos, portanto as nossas de dois servem perfeitamente por lá. 

Seguro Viagem 

Importantíssimo, embora não seja obrigatório no chile, o seguro viagem em qualquer país do mundo é imprescindível, jamais viaje sem um, os custos caso você precise de um hospital, tratamento ou mesmo uma remoção, são absurdamente caros, portanto não economize neste quesito, não conte com a sorte! Faça um Seguro Viagem mesmo que no lugar para onde for não seja obrigatório, não é caro e pode salvar sua vida, particularmente eu indico o Assist Card.   clique aqui

Comprinhas e Excesso de bagagem
 Mais um diquinha importante para os consumistas de plantão.
Se você levar a bagagem máxima permitida, e comprar algumas lembrancinhas extras, ou mesmo vinhos, traga-os na mão que passará de boa. Eu comprei Vinhos e os trouxe nas mãos dentro da sacola da loja.


Dicas de Pesquisa Instagram

Vou dar mais uma diquinha, para quem utiliza o Instagram, sempre que você for fazer uma viagem, pesquise por fotos através das # o lugar para onde você está indo, por exemplo, no caso do Chile, eu sempre procurava além de ver fotos, assistir as # nos Stories do Chile pesquisando por #chile, #vallenevado #Santiago, entre outras, como mostro abaixo. É uma maneira de você assistir quem está por lá, ver o que está rolando , ter inspirações de fotos, lugares para ir e muito mais. #ficaadica. 



Acho que neste post é só isso, no próximo darei todas 
as demais dicas baseadas na nossa experiência de 5 dias no Chile.
Roteiro de 5 dias no Chile, o que fazer! (Aguardem)
   

Vai reservar hotel, utilize nossas caixas de pesquisa do booking, você não paga nada a mais na sua reserva e contribui para que possamos continuar alimentando o blog.

5 comentários:

  1. Linda viagem com tuas filhas e acompanhei no Insta as peripécias todas,rs...Ótimas dicas aqui! beijos, lindo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Post perfeito muito esclarecedor ajudou muito. Obrigada por compartilhar

    ResponderExcluir
  3. Kellen, uau, quanto tempo, tudo bem?
    Adorei suas dicas, todas muito bem explicadas com os detalhes primordiais para que possamos fazer um passeio seguro e completo!!
    Esse post salvei com carinho, pois ainda neste ano pretendo dar uma voltinha no Chile ver a neve...rsrs
    Seguirei suas dicas de ir entre Junho a Setembro ( pena que está um pouco em cima da hora para comprar as passagens), mas vou tentar!!
    Você está linda de casaco vermelho com suas filhas no meio da neve branquinha!!!Fotos maravilhosas!!
    Obrigada querida, pelas dicas preciosas!!
    Um grande beijo e uma semana encantadora!!! :))))

    ResponderExcluir
  4. Obrigada pelas dicas!! Estou planejando ir pra lá fim do ano!

    ResponderExcluir








  5. i couldn't believe that i would ever be re-unite with my ex-lover, i was so traumatize staying all alone with no body to stay by me and to be with me, but i was so lucky one certain day to meet this powerful spell caster Dr Akhere,after telling him about my situation he did everything humanly possible to see that my lover come back to me,indeed after casting the spell my ex-lover came back to me less than 48 hours,my ex-lover came back begging me that he will never leave me again,3 months later we got engaged and married,if you are having this same situation just contact Dr Akhere on his email: AKHERETEMPLE@gmail.com thanks very much sir for restoring my ex-lover back to me,his email: AKHERETEMPLE@gmail.com or call/whatsapp:+2349057261346
























    hindi ako makapaniwala na kailanman ay muling makiisa ako sa aking kasintahan, labis akong na-trauma sa pananatiling nag-iisa na walang katawan na manatili sa akin at makakasama ko, ngunit napakasuwerte ako sa isang tiyak na araw upang matugunan ito malakas na spell caster na si Dr Akhere, matapos sabihin sa kanya ang tungkol sa aking sitwasyon ginawa niya ang lahat ng makataong posible upang makita na ang aking kasintahan ay bumalik sa akin, sa katunayan matapos na ihagis ang spell ang aking dating kasintahan ay bumalik sa akin ng mas mababa sa 48 oras, dumating ang dating kasintahan ko. bumalik sa pagmamakaawa sa akin na hindi na niya ako pababayaan, 3 buwan mamaya kami ay nakipag-ugnay at nag-asawa, kung nagkakaroon ka ng parehong sitwasyong ito makipag-ugnay lamang kay Dr Akhere sa kanyang email: AKHERETEMPLE@gmail.com maraming salamat sa sir sa pagpapanumbalik ng aking dating kasintahan bumalik sa akin, ang kanyang email: AKHERETEMPLE@gmail.com o tumawag / whatsapp: +2349057261346

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!