2 de mar. de 2018

3

Lauterbrunnen. Todas as dicas para conhecer este vilarejo da Suíça.

o que fazer em Lauterbrunnen, lugares mais bonitos da Suíça
Foto aérea  de Lauterbrunnen  tirada com nosso drone

Olá amigos e leitores,
Um dos lugares mais lindos que conhecemos na nossa Eurotrip, Itália, Grécia e Suíça, foi sem dúvida o pequeno vilarejo de Lauterbrunnen que está localizado nos Alpes Suíços, a uma hora e vinte de trem saindo da capital Berna, 2 horas de trem de Zurich, e 20 minutos de Interlaken.

Melhor lugar do mundo, Lauterbrunnen

Foi depois de ver uma foto postada por alguém no Instagram que ficamos totalmente seduzidos com vontade de conhecer o vilarejo, que até então nunca tínhamos ouvido falar. 
Impressionante o poder de uma foto. Motivados por ela, começamos a pesquisar tudo sobre o lugar. Foi mais ou menos um ano planejando conhecer, e foi assim que a Suíça entrou no nosso roteiro de férias em 2017. Saiba mais aqui.
Paisagens durante o trajeto até Lauterbrunnen 

Alpes Suíços  Melhor época para ir a Suíça  Lugar mais bonito da Suíça
Vista da varanda do nosso quarto no hotel Staubaach
Como Chegar 
Para chegar em Lauterbrunnen o mais viável é ir de trem, não aconselho alugar um carro. No nosso caso saímos as 8 da manhã da estação de trem de Berna, chegando em Lauter por volta de 10 da manhã. Na estação, a todo momento partem trens com destino as cidades que ficam nos Alpes. 
Leia sobre nossa estadia em Berna aqui

Do trem as paisagens que vemos até lá são de nos deixar embasbacados, especialmente no verão, (período que inicia em Junho e vai até setembro).

Um pouco sobre Lauterbrunnen
Dizem que Lauterbrunnen inspirou a criação da cidade de "Valfenda" pelo escritor da trilogia "O Senhor dos Anéis". 
O Vilarejo, possuí arquitetura tipica européia, no mais charmoso estilo suíço, casas e lojas de madeira, bandeiras do país espalhadas por todos os lugares inclusive nas portas das residências são super comuns por lá. Os suíços tem muito orgulho do seu país, quem não teria né! 
No verão, estação em que viajamos, (mês de agosto), muitas flores deixam o cenário ainda mais bonito. 
Lauterbrunnen, Flores, Europa, Alpes Suíços
O Vilarejo é cercado de penhascos e montanhas onde mais de 70 cachoeiras estão presentes, entre elas a queda d'água mais famosa do lugar de nome Staubbach Falls. Nome inclusive do hotel que hospedamos, e com certeza o cartão postal responsável pela visita de muitos que desembarcam na pequena estação de trem da cidade.   
O que fazer em Lauterbrunnen, onde ir na Suíça
Muitas pessoas que viajam para esta região dos Alpes preferem se hospedar na cidade de Interlaken, por ser maior, com mais opções de passeios, hotéis, etc. Mas desde o começo, mesmo pesquisando muito, nosso desejo era nos hospedarmos em Lauterbrunnen e vivenciar um pouco de como é se sentir morador em um lugar tão diferente de onde moramos (Goiânia) haha, bemmm diferente. 

Melhor Época
Que me desculpem os amantes do frio e da neve, com certeza as paisagens brancas também tem sua beleza, mas na minha opinião o verão é a melhor época para conhecer. Só viajamos para Europa no verão, esse negócio de frio e neve não é muito com a gente. Acredito que limita muito a viagem, os passeios etc.
Viagem a Suíça, Lauterbrunnen
Locomoção em Lauterbrunnen 
Chegando na estação de Lauterbrunnen fomos caminhando até o hotel, cerca de cinco minutos. A cidade é tão pequena (3 mil habitantes), que não tem táxi circulando por lá. Por isso cuidado com o excesso de bagagem quando for para esses lados da Suíça, pois os trens não comportam muitas malas junto com você nos assentos e você provavelmente vai andar muito com elas.

Lauterbrunnen se resume em uma avenida principal e mais algumas paralelas. No mais andamos em pequenas ruas estreitas que dão acesso as casas que ficam nos alpes como mostram as fotos. Tudo que fizemos por lá foi a pé.
Onde Hospedar
O Hotel que escolhemos como disse, foi o Staubaach, perfeito para quem quer acordar todos os dias com a vista linda do cartão postal de Lauterbrunnen, a queda d'água no penhasco que nada mais é do que as geleiras de neve derretendo no verão. 
Onde hospedar em Lauterbrunnen
 Hotel Staubaach
O Hotel é uma delicia. Tem cozinha separada, reservada apenas para os hóspedes usarem se quiserem fazer sua refeição a noite, o que foi muito útil para nós pois a cidade não oferece muitas opções em restaurantes embora tenha alguns bem charmosos, porém fecham super cedo e são muito disputados na alta temporada, então a dica é fazer umas comprinhas no mercadinho da cidade e a noite preparar sua própria refeição se for o caso.
O hotel só oferece no restaurante principal o café da manhã. Os quartos não tem frigobar, mas os hóspedes podem usar a geladeira da cozinha compartilhada. Ambiente que também contempla essa que  mostra a foto. Nada mal tomar um café assim não é?!
Onde hospedar em Interlaken

O que fazer em Lauterbrunnen?
Só de estar lá já não precisaria fazer nada, passear pelo pequeno centro da cidade, tomar um café, almoçar em um dos seus restaurantes, visitar a igreja, e até mesmo o cemitério que acreditem é tão lindo que se não fosse meu desejo de ser cremada, e de meus familiares plantarem e adubarem uma árvore com as minhas cinzas em algum lugar maravilhoso, eu iria querer ser enterrada por lá. Ops, acabei de ter uma ideia, lá também é um bom lugar para se plantar uma árvore rsrs

Olhem a foto e me digam se este lugar não faz jus a frase "Descanse em paz".
Cemitérios bonitos, Cemitério, Cemitério na Europa, Lauterbrunnen, Descanse em Paz

Ainda sobre o que fazer por lá, jantar, almoçar ou tomar um café em um dos restaurantes e cafeterias, certamente é garantia de comer muito bem. Tivemos um jantar maravilhoso no restaurante do Hotel Oberland, mas tem que chegar cedo, pois em Lauterbrunnen tudo se encerra antes das 22hs.  

 Tudo isso já é uma delicia, mas são várias as opções de passeio nesta região dos Alpes. Você também pode conhecer cachoeiras e lagos da região, realizar atividades de aventura como salto de parapente, fazer trilhas pelos alpes, e muito mais.

 Perto de Lauterbrunnen como já mencionei também tem várias cidades, entre elas as cidades de Murrem e Interlaken  onde fizemos um bate e volta, saindo ali mesmo da estação de trem de Lauterbrunnen. 

Murren fica a 15 minutos de Lauter, subindo de trem e de bondinho, e para Interlaken leva-se 20 minutos de trem. Logo farei o post sobre os dois passeios.. 
Lugares mais bonitos da Suíça
Flagrante que fizemos na cidade de Murren, quando a neblina encobriu o vilarejo
Passeio imperdível na cidade de Interlaken (Foto tirada com nosso Drone)
Outro passeio muito procurado na região é a subida até Topo da Europa, Jungfraujoch. O Passeio de trem até o lugar mais alto da Suíça, onde há neve o ano todo, estava no nosso roteiro mas o tempo fechou geral no dia programado, então como é um passeio bem caro não compensava ir. Mas recomendo. Saiba mais no blog de uma colega que mora por lá aqui  


Se eu disser que é barato viajar a Suíça, estarei mentindo. Dificilmente publico preços aqui, por que preços mudam, o tempo passa, o post fica antigo, lugares fecham, outros abrem, economia muda, e cada um tem um orçamento para viajar, então prefiro apenas dar as dicas e deixar que a partir delas os viajantes de plantão façam seus planos! 
O importante é saber que tudo que requer investimento na vida exige planejamento, foco e persistência, inclusive viajar a Suíça. 
  

Mas enfim, atendendo a algumas solicitações vou colocar os valores

Ficamos de segunda a domingo na Suíça, 6 noites, 1 na capital  Berna, 3 em Lauterbrunnen, 2 em Lucerna. 
#Hotel Em Berna pagamos 500 reais uma diária no hotel Allegro Bern
Em Lauterbrunnen 2.000 reais 3 diárias no Staubaach 
Lucerna 1.700 reais 2 diárias no hotel.  
4.200 reais de Hotel, bons hotéis.
Tem mais barato? 
Sempre tem, tudo é uma questão de prioridade.

Aéreo 
Em média o aéreo sai 4 mil reais ida e volta por pessoa se comprar com antecedência. 

#Quanto levar 
#Recomendo levar pelo menos 50 francos por dia por pessoa para uma boa viagem, sem grandes luxos, mas também sem grandes restrições.
(O franco custa em média 4 x o valor do real)

#Transportes 

#Tickets de trem, o Swiss Pass para 4 dias custa 444£, cerca de 1.600 reais por pessoa. Sim, é muito caro, nós não compramos, mas se somarmos todas as nossas viagens de trem durante os 6 dias, de Zurich para Berna, de Berna para Lauter, de Lauter para Interlaken, de Interlaken para Lauter, de Lauter para Lucerna, de Lucerna para Zurich provavelmente gastamos mais! Compensa comprar, com ele você viaja a vontade de trem pela Suíça.

Extras

#Se sua viagem incluir passeios como a subida até o Topo da Europa, ai fica bem mais caro. Entre aqui para ver os valores. 

Total Totalizando tudo, uma viagem sem grandes restrições e também sem grandes luxos, de 7 dias 2 pessoas, sai em média de 8 a 10 mil reais por cabeça com aéreo.

Se você nunca esteve neste país, planeje, faça as malas e prepare-se para conhecer o mundo encantado da Suíça. O vídeo de Lauterbrunnen abaixo pode te ajudar a decidir...


Se gostar não esquece de deixar seu like. e se gostar muito não deixe de se inscrever no canal.  Há, comentários também são mega bem vindos 

Leia Também sobre nossa viagem a Suíça

Berna, como chegar, onde hospedar e o que fazer...

Acompanhe também nosso Instagram @Trilhamarupiara

Reserva de Hotel ?

Vai reservar hotel? Utilize nossas caixas de pesquisa do Booking, você não paga nadinha a mais na sua reserva e contribuí para continuarmos dando dicas fresquinhas de viagens por aqui. 

3 comentários:



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!