6 de ago. de 2016

15

Intercâmbio em Boston... Super vale a pena!


Olá amigos e leitores, 
Quem nos acompanha nas redes sociais, acompanhou recentemente as postagens referentes ao intercâmbio de 30 dias feito em Boston/Cambridge pela nossa filha Manoella.


Manoella faz inglês desde os 7 anos de idade, falta apenas um ano para ela se formar pela Wizard, e desde quando era criança, fazíamos planos de que a mandaríamos para um intercâmbio quando chegasse a idade certa. Este ano então, ao completar 16 anos, achamos que era o momento certo visto que ela também se sentia preparada para viver tal experiência,
Assim sendo, lá fomos nós organizar o intercâmbio. O mesmo não foi feito através da escola que ela estuda, (Wizard), nem por nenhum outro órgão como Rotary, entre outros. Compramos o curso em uma das agências mais especializadas em intercâmbio do Brasil, a "Experimento". presente em várias cidades do país.

Optamos por um período de 30 dias embora ela quisesse ficar 6 meses, consideramos que seria melhor um período menor para uma primeira experiência! Mas sem dúvida se tivéssemos optado por 6 meses teria dado tudo certo também, já que ela amou a experiência!  
Foto tirada do alto do observatório de Boston
Manoella já tinha o desejo de fazer intercambio nos EUA, assim não foi difícil escolher Boston.


Não queríamos que ela fosse para uma grande cidade como Nova York, nem para uma cidade despojada como São Francisco ou Los Angeles (que era o desejo inicial dela). Então juntos, meu marido, eu e ela, estudamos detalhadamente as opções de escolas oferecidas em Boston chegando então a "NESE English School" , uma escola muito conceituada, onde (politicas a parte, também estudou o governador de SP, Geraldo Alkimin).

 A escola está localizada em Cambridge no bairro de Harvard Square, onde também se localiza uma das maiores universidades do mundo, Harvard! (vide foto abaixo, a escola circulada de amarelo e a gigante Harvard bem pertinho)
 Onde fica Harvard
Foto cedida pela agência Experimento 

Boston é uma das cidades mais populosas dos EUA, mas apesar disto é considerada uma cidade muito segura mesmo tendo sido alvo de um atentado em 2013. A cidade tem diversos parques e pontos turísticos, além de ser junto a Cambridge um dos principais polos educacionais dos EUA! Boston e Cambridge são cidades muito próximas separadas pelo rio Charles River. De metrô leva-se em torno de 8 minutos de uma para outra.

Boston, Intercâmbio

Quando decidimos pelo intercâmbio, não queríamos que ela viajasse com grupos brasileiros e monitores, tipo intercâmbio de férias, uma vez que consideramos que ela não exercitaria tanto o inglês estando rodeada de brasileiros rsrs. De fato foi nossa melhor escolha! Mas é claro que dependendo da idade, é necessário ir com acompanhantes! 

Incluso no pacote da agência estava um mês de estudos em inglês na escola mencionada, carga horária de 6 horas por dia, mais hospedagem em casa de família com café e jantar e traslado. Preço 3.500 USD (parcelados de acordo com a necessidade do cliente)

Passagens aéreas, seguro saúde, e gastos para tirar o visto americano foram pagos a parte! Investimos no total, incluindo o dinheiro que ela levou para despesas pessoais, por volta de 7.000 dólares (Julho 2016).


 Lembrando que a escola escolhida é um pouquinho mais cara que muitas oferecidas nos programas de intercâmbio, e a cidade também devido a região onde se localiza, Harvard Square. Porém consideramos que o investimento foi sem dúvida muito válido, segundo a Manoella só o fato de estar na região de Harvard e passar todos os dias pelos campos de uma das maiores universidades do mundo, já era estimulador.


Além disso, a escola que ela estudou é bastante puxada, do contrário não conseguiria sobreviver em uma das regiões que tem as melhores escolas de inglês dos EUA!

Para quem não sabe como funciona um curso de inglês fora, no caso de NESE quando o aluno chega na escola ele faz algumas provas que nivelam seu inglês para saber em que turma ele irá se encaixar, no caso da Manoella ela recebeu classificação 8 de 0 a 10, indo então para uma turma onde todos estavam na mesma classificação, assim o curso é 100% aproveitado. Lembrando que há outros casos, que dependendo do país e da escola há também avaliação no Brasil antes do aluno viajar.
melhor faculdade do mundo
Universidade de Harvard
Manoella terminou o curso com certificado atestando o inglês como segunda língua dela, e amadureceu muito vivendo experiências maravilhosas. Até show de graça em praça pública da Demi Lovato no dia da Independência ela assistiu rsrs

Márcia, mãe de acomodação
Praticar o inglês dentro dos EUA, fez a Manoella aprimorar muito sua fluência. Durante um mês ela teve que se virar sozinha, ia para escola a pé, andava de metrô, de ônibus, visitou pontos turísticos, museus, parques, experimentou a culinária local, conheceu jovens americanos e de outros países com outras culturas que contribuíram muito para seus conhecimentos.

 Ela também se deu muito bem com sua "mãe" americana que por ser negra e morar em uma região de negros também acrescentou muito a experiência dela, propiciando a ela novas percepções sobre o quanto é triste o racismo. Lembrando que a escolha da família de acomodação é feita pela escola baseado em um formulário de preferências previamente preenchido pelo aluno no momento da compra do intercâmbio na agência.

Além disto, viu o quanto nosso país pode ser melhor e o quanto devemos lutar por isso, percebeu inclusive que até os moradores de rua por lá vivem com mais dignidade, por mais estranho que pareça isso!

Enfim, só posso dizer que um intercâmbio é uma experiência muito rica, que amadurece, amplia horizontes e enriquece conhecimentos, além de aprimorar uma outra língua, tão essencial no mundo competitivo e globalizado de hoje! Portanto pais, se tiverem oportunidade, não pensem 2 vezes, planejem e invistam em um Intercâmbio para seus filhos!

Família que acomodou Manoella

Agência Experimento onde compramos o intercâmbio: http://www.experimento.org.br/
Loja Cambuí Campinas, agente Amanda
Escola em Cambridge Nese English Scholl http://nese.edu/
Valor total investido no Intercâmbio, cerca de 7.000 USD (Julho 2016)


Em breve a própria Manoella vai contar mais sobre esta experiência aqui no blog!
OBS: Todas as fotos com exceção da foto aérea, são de autoria da Manoella

Leia Também:

Perguntas feitas no consulado americano para tirar o visto de estudante

15 comentários:

  1. Kellen, que coisa boa que ela foi, adorou e tudo deu certo! Ótimas dicas ! Valeu! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, querida Kellen!
    Parabéns pela filha amada e seu sucesso no projeto!
    Bjm muito fraterno

    ResponderExcluir
  3. Oi Kellen, foi uma experiência a mais e um aprendizado, que sua filha nunca vai esquecer.
    O importante que ela gostou!Felicidades as duas!!
    Beijos
    Amara

    ResponderExcluir
  4. Isso é um dos maiores investimentos que fazemos para a vida de nossos filhos! Excelente!
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. Que máximo, Kellen
    Ela está linda nas fotos.
    Desejo tudo de melhor para sua filhota.
    Um beijinho carinhoso para vocês de
    Verena e Bichinhos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kellen que legal a jornada da Manoella neste intercâmbio bem planejado e que teve seu sucesso esperado. O encontro de culturas é muito bom na abertura da cabeça das pessoas sobre relacionamento humano e de quanto temos de evoluir para atingir um estagio de excelência.
    Foi a Manoella a responsável da existência do Marupiara ou a outra? kkk
    Sucessos a ela e parabéns a voces pelo incentivo e apoio logistico.
    Um abração com carinho amiga.
    E o papai está pelo Rio, já viu jogo do Brasil? Já está de mochila? Kkk

    ResponderExcluir
  7. Kellen, muito importante investir no futuro dos filhos.
    Com certeza o intercambio é uma experiencia de vida que abrirá janelas de idéias para ela.

    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Kellen!

    Esta experiência foi fantástica. E foi muito bom vocês compartilhá-la conosco. Tenho uma sobrinha interessada em intercâmbio. Já posso dar a ela boas dicas! Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Fotos lindas, sua filhota ta gatona.

    bjokas =)

    ResponderExcluir
  10. Nossa, deve ter sido uma experiência inigualável
    O investimento é caro, mas o conhecimento, as experiencias, toda a vivência, n tem preço!


    Bjooos
    muitospedacinhosdemim.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Deve ter sido uma experiência incrível, Kellen! Bjsss

    ResponderExcluir
  12. KELLEN: Deve ter sido uma experiência maravilhosa para sua filha. Pela educação tudo é válido. Amiga, como está vc? Espero que bem. Beijos e um belo dia!

    ResponderExcluir
  13. Que lindo amiga... eu acompanhei suas postagens no face.. Uma guerreirinha.. E vcs dois estão de parabéns como pais.. Você arrasa amiga.. Sou sua fã..
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  14. Acho que sumiu meu comentário, rsrsrsr, é um dos sonhos da minha filha fazer intercâmbio e dou o maior apoio. Encontrei aqui muitas dicas bacanas, penso ser ótimo para o crescimento pessoal dos jovens. Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Olá Kellen
    Que ótima experiência, é muito gratificante investir nos filhos. Lindas fotos. Bjs

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!