Reserve seu hotel aqui...

21 de out de 2013

49

Visita a "fábrica verde" da Coca Cola em Maceió



Olá amigos e leitores, mês passado o Trilha esteve em Maceió, a convite do projeto #vivapositivamente da Coca Cola. O objetivo era conhecer a fábrica "Solar" da Coca na cidade, inaugurada em 2012,  juntamente com vários outros blogueiros que são colaboradores da plataforma "Viva Positivamente"!



Foto Otogai Mídias Sociais
 A fábrica é a primeira da América Latina 100% sustentável, por isso intitulada de "Fábrica Verde", construída de acordo com os moldes de exigência para adquirir uma certificação LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design)

Antes de conhecer as instalações tivemos um bate papo com o vice presidente de sustentabilidade da Coca, Marco Simões, onde ele esclareceu diversas duvidas sobre os projetos da Coca Cola, além de explicar sobre a certificação LEED!


Ser uma "Fábrica Verde" significa que desde a sua construção tudo foi projetado prezando pela sustentabilidade, por exemplo:

** O local escolhido facilita o acesso dos funcionários, eles podem ir de bicicleta ou de transporte publico visando a diminuição de veículos nas ruas, e assim a redução de Co2
**os entulhos da obra foram reaproveitados no nivelamento do próprio terreno
** a construção deu prioridade para materiais locais, evitando poluir o meio ambiente transportando materiais de longe
** toda a madeira que foi utilizada é certificada, ou seja, de empresas que fazem o reflorestamento delas

Além disto,

 ** foi utilizado em toda obra material reciclado de origem certificada,
** assim como materiais que não agridem o meio ambiente
** os ambientes foram projetados com iluminação natural reduzindo o consumo de energia, (galpões, refeitórios) etc
** redução do consumo de água potável em situações desnecessárias, e instalações de equipamentos que permitem o reuso da água
**destino correto são dados aos resíduos
**o projeto de paisagismo da área prioriza plantas nativas da região

e várias outras medidas que fazem da fábrica Solar de Maceió a primeira da América Latina que reduz significativamente os efeitos causados por uma fábrica ao meio ambiente, projeto este que a Coca pretende implantar em todas as suas fábricas construídas de agora em diante...

Foto da fábrica Solar (Arquivo Coca Cola)

Foi muito bacana fazer esta visita. Além de ter conhecido vários blogueiros, também estive com a querida Chris Ferreira do blog "Inventando com a mamãe" que faz parte dos blogueiros colaboradores da plataforma "Viva Positivamente"

Foto Otogai Mídias Sociais
Foi ótimo entender também os processos de  funcionamento da mesma, tivemos a oportunidade de observar as etapas de fabricação e envase dos refrigerantes da Coca, vendo como as linhas de produção funcionam. (fotos não permitidas)


 As máquinas da linha de produção, vindas em maioria da Alemanha, além de toda segurança e rapidez que possuem, também tem um sistema de raio x pelo qual as garrafas passam várias vezes, primeiro vazias e depois cheias, este processo além dos outros no decorrer do envase, garantem que nenhuma garrafa passará por ele se apresentar qualquer corpo estranho, por mais ínfimo que seja, ele é capaz de detectar até um grão de areia, neste caso ele descarta imediatamente a garrafa, foi possível perceber o quanto é fantasiosa aquela história de Mickey Mouse rssr


Lembrando que qualquer pessoa pode conhecer uma fábrica da Coca Cola, e ver de perto todos esses processos que estou falando, basta agendar gratuitamente uma visita através do 0800 0212121!



OBS: A viagem do Trilha e todas as despesas em Maceió foram pagas pela Coca Cola, porém todas as informações aqui prestadas são fiéis a tudo que foi observado durante a visita!

 Lembrando que esta não é uma postagem para discutir se Coca Cola é ou não é saudável, quem toma e quem não toma, e sim informar sobre o que é uma Fábrica Verde! 



No site da empresa tem uma sessão bem legal denominada "Boatos e Verdades" saiba mais acessando http://www.cocacolabrasil.com.br/verdades-e-boatos/