Reserve seu hotel aqui...

17 de set de 2013

64

Visitando "Stonehenge"... Um dos monumentos mais famosos da pré história!

Monumentos pré históricos

Uma das coisas que eu acho mais fascinante quando viajo é visitar lugares que contam, ou "sugerem" a história de nossos ancestrais, sempre que tenho a oportunidade visito esses lugares, sítios arqueológicos e monumentos intrigantes que cientistas, arqueólogos e pesquisadores do mundo inteiro tentam entender...


Em Londres não foi diferente, quando planejei a viagem já coloquei no roteiro o monumento de Stonehenge localizado no condado de Wiltshire na planície de Salisbury cerca de 120 km da capital, um dos monumentos mais famosos do período pré histórico! E um dos lugares mais visitados da Inglaterra!


O circulo inglês de pedras misteriosas, construído "teoricamente" pelos antigos povos britânicos, tem pedras com mais de 5 metros de altura, estima-se que foram colocadas ali em 3 tempos diferentes, iniciando a construção (colocação das pedras) em 3.000 a.C e concluindo por volta de 1.100 a.C, mas as informações sobre o significado destas pedras são obscuras, há quem defenda ser um monumento religioso, outros acreditam ser um observatório astronômico, e claro há quem defenda a construção por parte de ETs! Não vou me estender muito com as teorias a respeito, para ler uma pesquisa mais completa acesse aqui


Seja o que for, hoje em dia elas não tem mais o formato original, acredita-se que na sua origem o circulo teria sido bem maior e mais complexo, mas no decorrer dos séculos, por alguma razão muitas pedras foram retiradas dali. A noção de circulo ainda existe mas faltam muitas pedras para ter esse formato original mostrado na foto do desenho abaixo segundo pesquisa de arqueólogos!

Stonehenge completa

O que mais intriga os historiadores, além do significado desse circulo, é como essas pedras foram colocadas ali!  De acordo com  pesquisas, elas teriam sido retiradas de terrenos que se encontram a mais de 30 km do local, porém elas chegam a pesar 45 toneladas... em uma época em que a roda ainda não existia, é no minimo curioso pensar como esses povos conseguiram coloca-las ali, inclusive umas sobre outras (???)


Enfim, história a parte, o fato é que adoramos visitar esse local, tivemos a sorte de estar um dia lindo, céu azul e o sol brilhando lá em cima rsrs, chegando lá as pedras nos silenciaram, ficamos tão tímidos perto da grandiosidade delas que refletimos o quanto somos pequenos diante dos mistérios deste mundo... Foi maravilhoso e divertido o "papo cabeça" que eu e meu marido tivemos tentando entender o local rsr!!!


Stonehenge concorreu em 2007 no concurso que elegeu as 7 maravilhas do mundo, embora não tenha ganho, é de fato uma maravilha da Inglaterra!


 É possível ir a Stonehenge por conta própria, pegando um trem até a cidade de Solisbury saindo da estação Waterloo em Londres, e em Solisbury pegando um ônibus turístico na rodoviária da cidade, ( Stonehenge Tour) até o monumento... para saber horários acesse o site da estação aqui


mas não foi isso que nós fizemos, embora não goste de tours, nesse caso achei mais comodo ir com uma agência, pois otimizamos nosso tempo e conhecemos outros lugares no mesmo dia que também queríamos conhecer, o Palácio de Windsor e a cidade de Bath, (falarei posteriormente desses dois), 


colocando na balança o custo beneficio de ter conhecido 3 lugares com conforto e comodidade, e guia em português oferecido pela agencia as quartas feiras, super valeu a pena! Ir somente a Stonehenge por conta própria comprando tickets de trem, ônibus e entrada a Stonehenge, já sairia praticamente o preço do tour, neste caso fomos em mais dois lugares sem stress com horários de trem e ônibus e com muito conforto 



Como chegar: existem várias agencias em Londres que fazem o passeio de um dia a Stonehenge incluindo também outros lugares nos arredores da capital. Por conta própria pegando um trem na estação Waterloo até a cidade de Solisbury e na rodoviária desta cidade pegando um ônibus turístico que vai direto a Stonehenge em horários determinados.
 Nós fomos pela agencia: Evans Evans, http://www.evanevanstours.co.uk/ que recebeu em 2013 o certificado de excelência do site tripadvisor, ingressos comprados pessoalmente na própria agência, mas também podem ser adquiridos pelo site ou por telefone.
As quartas o tour é com um guia português.
Preço: pela agencia em média 80 libras por pessoa, (320 Reais por pessoa) incluindo ingressos de entrada e visita a mais 2 lugares, o Palácio de Windsor e a bela cidade de Bath
Saida e retorno, pela agencia saímos as 9 da manhã e retornamos as 7 da noite
Melhor época: Na minha opinião no  final do verão inglês, (final de Agosto ,início de Setembro) não estava chovendo, não estava frio, e o dia estava lindo!



"O bom viajante é aquele que entende que viajar significa perceber a nossa pequenez diante das grandezas do mundo, e isso deve nos fazer mais humildes e não mais arrogantes..."
Kellen Bittencourt