Reserve seu hotel aqui...

1 de dez de 2011

14

Manaus...Portal de entrada da floresta Amazônica



Manaus é conhecida mundialmente, por ser o principal portal de entrada da Floresta Amazônica..
 É o principal centro econômico e financeiro do Estado do Amazonas possui um custo de vida alto, e destaca-se pelo patrimônio cultural e arquitetônico herdado do período da "Borracha", onde o extrativismo elevou a cidade a condição de "Império da Borracha", e trouxe imigrantes italianos, espanhóis e até ingleses que se valiam da enorme oferta da borracha graças a floresta...


Manaus também já foi chamada de "Coração da Amazônia"
O nome Manaus significa "Mãe dos Deuses", e veio do nome Manaós, a maior nação indígena que vivia na região, antes de ser considerada uma cidade.


Hoje ela tem quase dois milhões de habitantes, e sua principal atividade econômica é o Polo Industrial instalado ali, com diversas multinacionais da área de Eletro-eletrônicos além das indústrias automobilísticas.
 essas atividades deram origem a Zona Franca de Manaus, onde antigamente era vantajoso comprar esses produtos a preços bem mais baixos, mas as mudanças na nossa economia mudaram esse cenário. 


Dando uma volta pela Zona Franca que são ruas estreitas cheias de lojas, meio 25 de março, constatamos que os preços não são mais tão vantajosos.

  O Porto flutuante de Manaus é algo que chama atenção, eu não sabia que em Manaus só se chega de avião ou de barco, por isso é enorme a quantidade de barcos, "Chalanas", no porto, que levam de lá pra cá as pessoas que moram nas cidades do estado do Amazonas! 


As margens dos Rios, as pessoas viajam 2,3,4 dias de uma cidade pra outra nos barcos, de andares, com redes pra dormir e pra quem paga um pouco mais existem as cabines, mas tudo muito simples e caro!
 Próximo dali está o grande mercado de peixes, a pesca é a principal e talvez única atividade dos ribeirinhos, o mercado impressiona, é enorme a variedade de peixes, que são exportados pra vários países além de serem consumidos aqui mesmo no Brasil, quem tem problemas com cheiros é melhor não entrar, mas eu entrei por que gosto de conhecer tudo!


Não preciso nem dizer que em Manaus faz muito calor, as temperaturas variam, de 35 a 40 graus, é muito abafado, por isso uma volta a pé nos deixou muito cansados, mas quem mora lá já se acostumou.
 A capital está muito próxima da linha do Equador, por isso é tão quente apesar de chover muito e com frequência, lá vimos apenas pancadas pela manhã ou a noite, mas logo passavam, isso é comum lá, devido a proximidade com a Floresta!


São vários os lugares pra se visitar em Manaus, o Museu do Índio que possui um acervo original de artefatos das tribos que ali viveram...

 


 O INPA, além de prédios históricos, e claro o "Encontro dos Rios Negro e Solimões" que falo em outro post no tópico Amazônia. 


OBS: Viagem Realizada em Junho de 2010