Reserve seu hotel aqui...

23 de nov de 2011

23

Cusco... Capital histórica do Peru

Quando ir em Cusco

Olá amigos e leitores,

Conhecer a cidade de Cusco no alto da cordilheira dos Andes, à 3.500 metros de altitude, foi uma experiência fascinante... Na foto acima é possível observar na montanha atrás a esquerda a frase "Viva El Peru"
Estivemos 5 dias no Peru! Nos hospedamos em Cusco, no Hotel "San Augustin El Dorado", um centenário e charmoso hotel com arquitetura européia a prova de abalos sísmicos  o que é importante uma vez que a região sofre com terremotos a cada 50 anos!

Cusco tem belos hotéis, muitos ainda construídos com pedras, uma mistura de construções "Incas" e "Espanholas"
A cidade fica apenas uma hora de voo da capital Lima, possui cerca de 400 mil habitantes, além de ser capital da região de Cusco que abrange várias províncias, é também considerada capital histórica do Peru, de lá saem centenas de turistas todos os dias para conhecer Machu Picchu!
Logo no primeiro dia da nossa chegada, 05 de setembro,  nos deparamos com festividades típicas dos Cusquenhos, eles estavam em festa comemorando o dia de "Nossa Senhora de L'atividad"

Dia de Nossa Senhora de L'atividad
As ruas estavam tomadas por grupos de comunidades religiosas que seguiam até a principal praça da cidade...

Um dos maiores pontos onde se concentram turistas na América do Sul, a famosa
"Plaza das Armas"...

Cusco e seus encantos
A Plaza das Armas possuí uma característica muito interessante, 2 Igrejas, uma delas hoje é a Universidade de Direito, a outra é simplesmente a Basílica mais bonita que já vi em minha vida, pelo menos enquanto não for a Roma, rsr são 13 altares em ouro prata e bronze, um luxo absurdo! 

Pontos turísticos de Cusco
A Plaza foi cenário de vários conflitos ao longo dos séculos, a atmosfera do lugar é algo singular!
Os Espanhóis, na Basílica à esquerda usaram ouro em seus monumentos religiosos, para facilitar a evangelização dos Incas.

 Os Incas adoravam o Sol tido pra eles como um Deus, o Deus do Sol, por isso os Espanhóis para catequizarem os Incas cravejaram de ouro toda a Basílica da Plaza das Armas, que se perde no tamanho de seus altares, são pelo menos 8 altares e dezenas de monumentos cravejados a ouro 22 quilates  além de Prata e Bronze!
Cusco recebe milhares de turistas todos os meses, a melhor época pra conhecer é depois das chuvas, de Maio a Outubro 

A cidade possuí excelente infraestrutura em bares, restaurantes, mercados, e todos os afins, até Mcdonald's é possível encontrar, embora em arquitetura bem clássica!
Cerveja bebida em Cusco
O clima de Cusco em setembro é de sol durante o dia e muito frio a noite, podendo chegar a 0 graus!
A região de Cusco foi habitada pelos Incas cerca de 500 anos dc, por isso possuí uma vasta herança arqueológica, construções que hoje são ruínas de pedras, visitadas pelo mundo inteiro!
O Povo peruano é um povo simples, que preserva suas tradições, e pelo menos em Cusco idolatram o Imperador Inca Pachaucutec, amam o Sol, acreditam no matrimonio do Sol e da Lua, e em toda herança cultural deixada pelo império Inca

Em Cusco viveu "Pachaucutec", o Imperador que
 teria mandado construir Machu Picchu, onde já falei em outro post!




Melhor época para ir a Cusco na minha opinião é entre os meses de Junho e Outubro, nesta época quase não chove, o que favorece a visita a Machu Picchu 

Bilhete Turístico Para ter acesso ao interior da Basílica mostrada acima e vários outros pontos turísticos da cidade incluindo alguns sítios arqueológicos nos arredores de Cusco, é aconselhável comprar o Bilhete Turístico vendido na Av. Sol 103 sala 102 Galerias Turísticas, próximo a Plaza das Armas