Reserve seu hotel aqui...

7 de mar de 2015

22

Dicas de Florença por Luciano Henrique...Na Trilha do Viajante...

E aí, pessoal, tudo bom?
         Se você planeja uma viagem a Itália, a cidade de Florença (ou Firenze, em italiano) pode ser seu próximo destino. Eu diria mais: é um lugar que você deve visitar. Capital da província da Toscana, a cidade é o berço do Renascimento e de figuras importantes como Dante Alighieri, Boccaccio e Brunelleschi. Estive em Florença em Maio de 2013 e hoje vou contar a vocês sobre a minha experiência nessa bela cidade italiana.
Planejamento
         Planejar uma viagem a Florença saindo de quase qualquer parte da Itália é bem fácil por causa do transporte ferroviário que o país apresenta. Mas chegar a Firenze de avião também não é tarefa difícil.
         Como eu estava em Torino, no norte da Itália, comprei minhas passagens de trem com destino a Florença pela Trenitália, a companhia ferroviária estatal italiana. Com algumas semanas de antecedência, paguei cerca de 70 euros nas passagens, ida e volta, em uma das linhas de trem de alta velocidade, o Frecciarossa. A viagem duraria cerca de 3 horas. Se você estiver na Itália, tenho certeza que conseguirá chegar a Firenze de trem sem grandes problemas.
         Se você estiver no Brasil ou (outro lugar do mundo que necessite de um transporte aéreo para chegar a região de Firenze) acredito que suas melhores opções serão comprar passagens para Pisa ou para Roma, pois ambas cidades possuem bons aeroportos internacionais com diversas conexões. Embora sua melhor opção seja Pisa, que fica mais próxima de Firenze do que Roma, acredito que será mais fácil encontrar tarifas mais baratas para a capital italiana, que possui maior volume de vôos. Em seguida, pegue um trem e siga para Florença.  
Continuando o planejamento da minha viagem, reservei uma cama em um quarto coletivo de um hostel no centro de Florença. Quando me refiro ao centro, estou me referindo a região próxima a catedral de Santa Maria Novella ou a Piazza della Signoria, regiões turísticas da cidade. Não me lembro quanto paguei por noite no hostel, mas lembro que era barato.



Infelizmente eu não posso pesquisar quanto custaria essa reserva pois o hostel que eu fiquei já não existe mais. 
Basicamente é isso! Planejamento encerrado...

A Viagem
   Para embarcar no Frecciarossa basta chegar com 15 minutos de antecedência para verificar no painel da estação qual a plataforma do seu trem e embarcar no trem correto. É conveniente imprimir sua passagem e levá-la consigo. Outras opções seriam levar o bilhete em formato digital ou levar seu celular contendo o SMS da companhia de trens com as informações da compra, caso você tenha solicitado o envio. Não é necessário fazer check in, despachar bagagem nem nada burocrático. A viagem de trem foi bastante tranquila. O Frecciarossa é confortável e possui até mesmo Wifi. Tais procedimentos também são válidos caso você tenha chegado a Itália de avião e esteja rumando para Florença de trem.

         Desembarquei na estação Santa Maria Novella de Florença, a estação de trem mais próxima do centro turístico. Levei um mapa impresso contendo o caminho da estação de trem até meu hostel, de forma que a caminhada foi tranquila. Ainda assim, ao encontrar um ponto de informações turísticas no caminho, peguei outro mapa.


Vale lembrar que Florença é uma cidade cujo centro turístico é relativamente pequeno, ou seja, com um pouco de disposição é possível conhecer tudo apenas caminhando.

 Com relação ao hostel, não me admira que ele não exista mais. O hostel era em um apartamento grande mal adaptado. Era apertado, com poucos banheiros, sem lockers e a internet wifi, inclusa no preço, não funcionava direito. Mas pelo menos era barato e bem localizado e serviria para poucos dias.
Do ponto de vista turístico, cultural, histórico e artístico, Florença é uma cidade magnífica! A poucas quadras do meu hostel encontrei a famosa Catedral de Santa Maria del Fiore.
Simplesmente linda!
Bisteca alla Fiorentina acompanhada de batatas fritas.
         E por hoje é isso, pessoal. Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida ou sugestão, deixem nos comentários. Curtam nossa página no facebook para não perder os próximos posts!
 Abraços!


Luciano Henrique é autor do blog "Preparado pra Viajar" cheio de dicas imperdíveis, 
Fan Page aqui
Instagram @preparadoparaviajar

Agradecemos ao Luciano pela participação e convidamos a todos que quiserem ter uma viagem divulgada aqui para saber mais neste link