Reserve seu hotel aqui...

5 de dez de 2012

68

Tiradentes e seus encantos!


Além de experimentar uma culinária maravilhosa em Tiradentes, e presenciar um por do sol divino no alto da Igreja São Francisco de Paula que contamos aqui! Tiradentes também tem pontos turísticos encantadores, principalmente para os amantes de história...


A ordem é  conhecer o Chafariz de São José nas proximidades do Largo das Forras que já contei aqui, passar pela Igreja de Nossa Sra das Mercês, e principalmente pela Matriz de Santo Antonio, esta a segunda igreja mais rica em ouro do Brasil!


O Chafariz de São José, foi construído pelos escravos em 1749, e está em funcionamento até hoje, apesar de precisar de uma boa restauração, o mesmo com características do Barroco e uma imagem com mais de 300 anos de São José, servia de bebedouro para os cavalos e habitantes da região, e 2 tanques laterais serviam de lavanderia para as lavadeiras. Passar pelo chafariz e registrar uma foto é ponto obrigatório para quem visita Tiradentes! 


Além do Chafariz, outro ponto obrigatório é a Matriz de Santo Antonio, toda imponente e vibrante, no alto da cidade rodeada de ladeiras com casarões muito charmosos, podendo ser vista de vários pontos da cidade. Aliás, vista de longe e do alto, curiosamente observarmos no seu portal  a imagem de São Francisco de Assis, fiquei toda arrepiada quando constatei o fato! 


A Igreja possuí um órgão de 1785 trazido de Portugal, o mesmo produz belos espetáculos todas as Sextas e sábados. O Altar em Ouro é de tirar o folego, o Barroco que está presente nas obras confundindo nossos olhos com tamanha riqueza de detalhes, é simplesmente divino, ficamos horas admirando o altar desta Igreja, mas as fotos são proibidas! Só indo lá p conferir!


Além desses passeios, uma boa opção é o passeio super charmoso de Maria Fumaça até a cidade de São João Del Rei, são apenas 7 km, nós não fomos, mas com certeza vale a pena, principalmente para quem vai com um pouco mais de tempo, a parada em São João Del Rei dura quase o dia todo, sendo uma boa oportunidade para conhecer o centro histórico da cidade! 


A mesma sai 2 vezes por dia, as 11 e as 15, e o ingresso deve ser adquirido bem cedinho, pois apesar da enorme capacidade da Maria Fumaça, os ingressos se esgotam rapidamente!


OBS: Todas as fotos são de nossa autoria.
Viagem realizada em Novembro de 2012