30 de nov. de 2014

26

Dicas de Curitiba por Thaís Mendes... Na trilha do viajante...


Estive em Curitiba pela primeira vez em outubro de 2012 com meu marido, irmãos e cunhado, simplesmente porque li que era uma cidade organizada, com bom transporte público e com muitos parques (Infelizmente isso não é comum no Brasil, né?). 


Depois de algumas leituras procurei e encontrei uma super promoção de passagem aérea para a data que poderíamos. Pronto, era destino certo! E gostamos tanto que não tiramos da cabeça a ideia de voltar, contudo, queríamos conhecer o inverno. Então em julho de 2014 estivemos pela segunda vez nessa cidade incrível para comemorar nossos três anos casados!
Jardim Botânico
Da primeira vez ficamos 3 dias e da segunda vez foram 4 dias. Como sempre, pesquisei bastante em blogs como o Matraqueando e Viaje naViagem, além do Tripadvisor. Uma coisa que ajudou bastante durante as viagens foi utilizar o Google maps, já que colocávamos o destino que iriamos e ele nos indicava como ir seja de ônibus ou a pé.
Museu do Olho (Oscar Niemeyer)

Ao chegar ao aeroporto você tem a opção de pegar um táxi (cerca de 65 reais até o Centro ou bairro Batel) ou utilizar o ônibus executivo (ao custo de 12 reais). Para mais informações de horários e locais de parada clique aqui 

O Ibis Shopping Curitiba foi a nossa escolha para hospedagem e nós adoramos. Quarto muito bom, sempre bem limpo e ótima localização. Como gostamos de caminhar, muitas vezes fomos aos nossos destinos a pé, mas quando precisamos de ônibus também fomos bem atendidos.
Uma ótima opção em Curitiba é o ônibus da Linha Turismo, ônibus que circula pelos principais pontos turísticos da cidade. Ao pagar 30 reais você tem direito a cinco embarques. Isto é, Você entra e pode descer em 4 pontos turísticos. O ônibus passa a cada 30 minutos e se vc quiser fazer o trajeto completo dura cerca de 2 horas e meia. Não é preciso usar todos os tickets no mesmo dia. Super prático
Usamos a linha turismo para os pontos mais difíceis de chegar, para os outros pontos usamos o ônibus e nossos pés!

Outra coisa muito legal é o Leva e Traz . Ao entrar no site você verá os hotéis e estabelecimentos conveniados. Assim, se seu hotel fizer parte, basta pedirem na recepção para ligarem e marcar o horário que o ônibus desse sistema te pega no hotel e leva para o restaurante/bar solicitado. No ônibus o motorista combina o horário para te levar de volta ao hotel, usamos para ir ao Madalosso, um restaurante italiano famoso entre os turistas.

No caminho paramos para conhecer a Vinícola Durigan, onde degustamos queijos e vinhos! Não ficamos constrangidos a comprar pelo fato de ter feito a degustação, mas gostamos tanto do sabor quanto do preço que não teve outro jeito.

Difícil dizer quais são os principais pontos turísticos porque amamos tudo na cidade! Mas ai vai uma tentativa: o Jardim Botânico e a Ópera de Arame são imperdíveis. Em uma cidade cheia de parques há vários lindos como Barigui e Bosque do Alemão. A feira que acontece aos domingos no centro histórico também é imperdível! Além de muito artesanato legal, tem uma exposição de carros e comidas deliciosas. Se você gosta de cinema lá tem duas opções legais que, pelo menos em Brasília, não existem. O cinema IMAX no Shopping Palladium e o cinema 4d no Shopping Pátio Batel.

Além disso, é  uma experiência interessante pegar o trem rumo a Morretes...


A viagem não é rápida, mas a vista é incrível. Morretes é uma cidade linda, quente! Não deixe de comer o barreado, comida típica da região. Fui ao restaurante Casarão e gostei bastante!


Comer é algo que amei fazer em Curitiba... Ainda bem que tem muitos parques para caminhar para queimar pelo menos um pouco das calorias! Há dois restaurantes pelos quais me apaixonei e super indico:
- Madero. Já ganhou vários anos como o melhor sanduiche da cidade! Sem palavras para descrever o quanto os sanduiches são gostosos. Enfim, comida, atendimento e decoração, tudo muito bom. Não deixe de pedir um petit gateau de doce de leite com calda de frutas vermelhas. Gostei tanto que já sai de Brasília rumo a Goiânia (unidade mais próxima da minha casa) só para matar a saudade do Madero.
- Spaghetto. Para aqueles que, como eu, são fãs de comida italiana vale a pena ir a esse restaurante. Não é muito grande, se vc não chegar cedo tem uma boa fila de espera, mas eu voltaria lá mil vezes!

Qualquer dúvida podem me mandar um e-mail que terei o maior prazer em esclarecer! Curitiba não é das cidades mais faladas do Brasil em relação a turismo, mas é apaixonante!
thaismv@gmail.com

Tháis Mendes Vasconcelos é Psicologa, moradora da cidade de Brasilia, e autora do blog O Lumiar ...
Ela também deu uma outra contribuição falando sobre sua viagem a Nova York e Washington, que pode ser conferida aqui!
 Agradecemos mais uma vez a gentileza e a contribuição na série "A Trilha do Viajante"...
Obrigadaaa Tháis! É sempre um prazer ter você por aqui! Felicidades ao Casal! 
E quem quiser mandar sua viagem para nós publicarmos nesta série, é só participar acessando aqui



OBS: Aproveito este post para indicar também o site de uma galera muito legal que fala tudo sobre Curitiba!  http://www.curitiblogando.com.br/

26 comentários:

  1. Que lindo relato de viagem esse! Curitiba é linda e tem muito a nos oferecer! Gostei de ver! bjs, tudo de bom,chica

    ResponderExcluir
  2. Kellen!
    Pensa em uma pessoa distraída? Sou eu!
    Era para eu ter feito uma revisão antes de te mandar, mas esqueci. Onde está escrito "restaurante x" era para eu ter procurado o nome do restaurante porque a memória falhou. Mas o nome do restaurante é "Casarão".
    Muito bom participar mais uma vez de um blog tão querido!
    Beijossss

    ResponderExcluir
  3. Oi Kellen,

    Gostei das dicas da Thaís, estive em Curitiba faz tempo e foi há trabalho! Voltarei com certeza!

    Bjos

    ResponderExcluir
  4. Kellen,

    Muito bom! Estou compartilhando!

    bjs

    ResponderExcluir
  5. oi Kellen,

    adorei as dicas,
    já faz algum tempo que fui a Curitiba,
    gostaria imensamente de voltar...
    linda cidade!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  6. Oi Thaís! Oi Kellen!

    Curitiba é uma cidade linda mesmo.
    Gostei muito do post, mostrando os lugares pra visitar.
    Sempre que possível damos um pulinho lá, pois tem ótimos restaurantes também.
    Beijos e tudo de bom.

    ResponderExcluir
  7. Desejo muito conhecer Curitiba e adorei as dicas com certeza me serão uteis.

    ResponderExcluir
  8. Os seguidores do Café entre amigos elegeram os melhores blogs de 2014, parabéns o seu está entre os vencedores. Convido com muito carinho para vi conferir o post e receber o selo especialmente criado para os eleitos.
    http://www.cafeentreamigos.com/2014/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  9. Conheço Curitiba e adorei, Kellen
    Um beijinho carinhoso para ambas de
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  10. Kellen:
    Passei pra deixar meus PARABÉNS pelo selinho Xícara de Ouro que seu blog ganhou e aí leio seu post e fico sabendo que esteve visitando minha cidade.
    Uma pena que não passei por aqui antes da sua viagem, mas da próxima vez, NÃO deixe de me avisar, ok.
    Terei o maior prazer em te levar para conhecer outros lugares.
    Os que vocês foram, realmente são muito interessantes e bonitos.
    AH! E se quiser conhecer meu blog, deixo aqui o link (assim na sua próxima viagem pra Curitiba, você já sabe que pode contar comigo):
    http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/
    Bjs.:
    Sil

    ResponderExcluir
  11. Olá, Kellen, como vai? As dicas da Thaís estão perfeitas! Moro próximo a Curitiba, adoro passear por lá de vez em quando, há uns dois meses estive no Jardim Botânico... tudo é incrível! O vinho da Durigan é o melhor que provei, ganhei esses dias uma garrafa de uma amiga, está fechado para uma ocasião especial, kkk. Um abraço!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kellen
    A Thaís deu ótimas dicas, Curitiba é linda..tudo de bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi,Kellen.Curitiba realmente é linda!! Lindo relato.Bjs

    ResponderExcluir
  14. Adorei a descrição da viagem e, claro, da boa dica. Mt bom. bj

    ResponderExcluir
  15. oieeeeeee querida como vai vc?? td bem quanto tempo né.. passe aqui para te desejar um feliz ano novooooooo repleto d evitórias para vc e sua família.. bjssss

    ResponderExcluir
  16. Olá, querida Kellen
    Passo pra parabenizá-la pelo prêmio Xícara de Ouro... bem merecido...
    Bjm fraterno

    ResponderExcluir
  17. Mais uma bela apresentação de uma cidade e dicas interessantes e úteis.
    Belas imagens desta Curitiba que tanto se fala bem.
    Linda semana kellen.
    Abraços

    ResponderExcluir
  18. Oi Kellen
    Adorei o post! Já conheço Curitiba, mas as fotos que ela tirou ficaram lindas! Vou novamente agora dia 19, e por coincidência vou fazer o passeio de trem a Morretes algo que ainda não tinha feito nas outras três vezes que tinha ido a Curitiba.
    Bjos.

    ResponderExcluir
  19. Kellen Curitiba é simplesmente uma cidade linda maravilhosas as fotos beijos.
    Blog /Fan Page / TSU/

    ResponderExcluir
  20. Curitiba é uma linda cidade. Já estive lá mas apenas de passagem, nem deu para entrar e conhecer. Parabéns a amiga pela bela postagem.
    Kellen, te desejo um feliz natal junto aos teus familiares e uma ótima entrada de ano também.
    Que 2015 seja muito melhor para todos nós.
    Um beijo grande e carinhoso para ti, Suzi.

    ResponderExcluir
  21. Oi, Kellen, como vai? Passei para agradecer a companhia em 2014, que seu Natal seja ótimo e que 2015 traga muitas boas oportunidades e realizações! Um abraço, tudo de bom!

    ResponderExcluir
  22. Kellen passando pra desejar um Feliz Natal fique com Deus beijos.
    Blog /Fan Page / TSU/

    ResponderExcluir
  23. Boa tarde amiga Kellen!!!
    Boa tarde Thais!!!
    Que relato perfeito e fiquei pensando em conhecer Curitiba, fotos lindas e Thais relatou maravilhas que deixa qualquer um com o desejo de fazer a mesma viagem...
    Aproveito para deixar registrado meus votos de um 2015 recheado de bençãos e de ótimas realizações sempre!!!
    Que Deus continue nos abençoando!!!
    Tudo de bom!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  24. OI Kellen, adorei o post. Eu sou louca pra conhecer Curitiba e vou fazer isso nesse ano. Ah, vou! E eu quero fazer o passeio de trem até Paranaguá! Já aneotei algumas dicas aqui.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Ótimas dicas oferecidas pela Thaís.
    Conheço pouco de Curitiba, mas o suficiente para considerá-la uma bela cidade.
    Com certeza, aproveitarei as dicas quando tiver oportunidade de retornar a Curitiba com um pouco mais de tempo.

    Beijo às duas.

    ResponderExcluir
  26. Curitiba é realmente linda! Já morei nela e acho que voltarei a morar em breve. Nesse momento estou aqui rsrs. Mas ainda não conheço todos os pontos turísticos, mas vou conhecer!! Adorei o post

    bjus

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!