21 de out. de 2013

49

Visita a "fábrica verde" da Coca Cola em Maceió



Olá amigos e leitores, mês passado o Trilha esteve em Maceió, a convite do projeto #vivapositivamente da Coca Cola. O objetivo era conhecer a fábrica "Solar" da Coca na cidade, inaugurada em 2012,  juntamente com vários outros blogueiros que são colaboradores da plataforma "Viva Positivamente"!



Foto Otogai Mídias Sociais
 A fábrica é a primeira da América Latina 100% sustentável, por isso intitulada de "Fábrica Verde", construída de acordo com os moldes de exigência para adquirir uma certificação LEED ( Leadership in Energy and Environmental Design)

Antes de conhecer as instalações tivemos um bate papo com o vice presidente de sustentabilidade da Coca, Marco Simões, onde ele esclareceu diversas duvidas sobre os projetos da Coca Cola, além de explicar sobre a certificação LEED!


Ser uma "Fábrica Verde" significa que desde a sua construção tudo foi projetado prezando pela sustentabilidade, por exemplo:

** O local escolhido facilita o acesso dos funcionários, eles podem ir de bicicleta ou de transporte publico visando a diminuição de veículos nas ruas, e assim a redução de Co2
**os entulhos da obra foram reaproveitados no nivelamento do próprio terreno
** a construção deu prioridade para materiais locais, evitando poluir o meio ambiente transportando materiais de longe
** toda a madeira que foi utilizada é certificada, ou seja, de empresas que fazem o reflorestamento delas

Além disto,

 ** foi utilizado em toda obra material reciclado de origem certificada,
** assim como materiais que não agridem o meio ambiente
** os ambientes foram projetados com iluminação natural reduzindo o consumo de energia, (galpões, refeitórios) etc
** redução do consumo de água potável em situações desnecessárias, e instalações de equipamentos que permitem o reuso da água
**destino correto são dados aos resíduos
**o projeto de paisagismo da área prioriza plantas nativas da região

e várias outras medidas que fazem da fábrica Solar de Maceió a primeira da América Latina que reduz significativamente os efeitos causados por uma fábrica ao meio ambiente, projeto este que a Coca pretende implantar em todas as suas fábricas construídas de agora em diante...

Foto da fábrica Solar (Arquivo Coca Cola)

Foi muito bacana fazer esta visita. Além de ter conhecido vários blogueiros, também estive com a querida Chris Ferreira do blog "Inventando com a mamãe" que faz parte dos blogueiros colaboradores da plataforma "Viva Positivamente"

Foto Otogai Mídias Sociais
Foi ótimo entender também os processos de  funcionamento da mesma, tivemos a oportunidade de observar as etapas de fabricação e envase dos refrigerantes da Coca, vendo como as linhas de produção funcionam. (fotos não permitidas)


 As máquinas da linha de produção, vindas em maioria da Alemanha, além de toda segurança e rapidez que possuem, também tem um sistema de raio x pelo qual as garrafas passam várias vezes, primeiro vazias e depois cheias, este processo além dos outros no decorrer do envase, garantem que nenhuma garrafa passará por ele se apresentar qualquer corpo estranho, por mais ínfimo que seja, ele é capaz de detectar até um grão de areia, neste caso ele descarta imediatamente a garrafa, foi possível perceber o quanto é fantasiosa aquela história de Mickey Mouse rssr


Lembrando que qualquer pessoa pode conhecer uma fábrica da Coca Cola, e ver de perto todos esses processos que estou falando, basta agendar gratuitamente uma visita através do 0800 0212121!



OBS: A viagem do Trilha e todas as despesas em Maceió foram pagas pela Coca Cola, porém todas as informações aqui prestadas são fiéis a tudo que foi observado durante a visita!

 Lembrando que esta não é uma postagem para discutir se Coca Cola é ou não é saudável, quem toma e quem não toma, e sim informar sobre o que é uma Fábrica Verde! 



No site da empresa tem uma sessão bem legal denominada "Boatos e Verdades" saiba mais acessando http://www.cocacolabrasil.com.br/verdades-e-boatos/







49 comentários:

  1. Já tinha lido na Chris e adorei aqui também. Uma fábrica aparentemente bem VERDE e trouxeste as informações lá apuradas! belas fotos! beijos,linda semana,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito legal!!!
    A Coca Cola é uma grande marca, e mesmo com a repercussão que teve que o Mickey se afogou na garrafa (rs..) Eu continuo consumindo.

    bjokas e tenha um maravilhoso dia =)

    ResponderExcluir
  3. É impressionante o tamanho desta empresa, e é bom saber que são sustentáveis e se preocupam com o meio ambiente! abração

    ResponderExcluir
  4. Kellen

    Que legal saber mais da fábrica, adoraria conhecer. Parabéns ao lindo post e podem falarem o que quiser, quem não AMA uma coca cola?? rsrs

    Bjos, lindona.

    ResponderExcluir
  5. Muito bacana o post eu conheci a de Ribeirão Preto e gostei tbm.

    ResponderExcluir
  6. Oi Kellen, isso sim é ser chic bem adorei, Maceió é lindo né, poxa eu tb quero rsrsrs
    Caracas Kellen até um grão de arei!!

    bjs

    Gélia

    ResponderExcluir
  7. Olá Kellen. Muito bom mostrar que a Coca Cola está preocupada com a sustentabilidade. Todos morrem de tanta falar das coisas ruins da coca-cola mas também não param de consumi-la. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. Nice post again....i like many of these pictures.

    Beijos, Joop

    ResponderExcluir
  9. OI Kellen,

    A Coca sempre pensando no futuro....!

    Excelente post..

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Que postagem interessante, Kellen
    Adore, Adorei!!!
    Te desejo uma linda semana
    Deixo um beijinho carinhoso
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Kellen, adorei a sua visão da vista à fábrica da Coca-Cola. Foi muito bom estar lá com você.
    beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Esteve na minha cidade amiga??? humm estou indo final do mês, e vou ficar por 2 meses...trabalhei nessa fabrica anos passado...bjs

    ResponderExcluir
  13. Que bom , muito bom conhecer o processo.
    bjs
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi Kellen! Valeu pelas informações e pelo passeio. As fotos, sempre lindas. Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Oi Hellen!
    Muito legal a visita, fotos e todas informações.
    uma ótima semana para ti.
    abração com carinho

    ResponderExcluir
  16. Que oportunidade imperdível mesmo!
    Super interessante a existência de locais assim, que se preocupam com o próximo e com o meio ambiente.
    Legal ter se encontrado com a Chris! :)
    Não costumo beber o refrigerante, mas hj... com este calor africano, desceu lindamente pela minha garganta... hahahaha!
    Bjns

    ResponderExcluir
  17. Kellen,
    Que viagem delicia deve ter sido essa. Ficava só vendo pelo instagram de vcs as fotos. E que fabrica verde essa! Preocupada com o meio ambiente. Que aula deve ter sido. Muito legal. E gostei do que colocou no final. Vc não está questionando a coca cola, e sim a fábrica verde! Parabéns!
    Beijos
    adriana

    ResponderExcluir
  18. Que bacana Kellen, ótima oportunidade essa heim?! adorei as fotos.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir
  19. hum que bacana amiga
    um tour maravilhoso
    linda noite bjs

    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Kellen, que maravilha, uma oportunidade imperdível mesmo e você aproveitou muito bem. Parabéns pelo post, maravilhoso trabalho.
    Grata pele visita e comentário no meu blog. Volte sempre, você será bem vinda! Bjuss

    ResponderExcluir
  21. Oi Kellen, é a Vi, essa viagem foi muito legal, fico feliz por você ter essa experiência de conhecer melhor uma fabrica que gera tantos empregos.
    É otimo saber que uma empresa projeta sua infraestrutura pensando no meio ambiente, na sustentabilidade, e no RH, só não gostei porque não vi arvores na foto, naquele estacionamento podia ter umas arvores de pequeno porte..(tipo: aquela pessoa que nunca fica feliz)kkkkk
    Boa semana,beijos,Vi

    ResponderExcluir
  22. Olá Kellen!
    Achei muito interessante essa postagem, legal a preocupação com o meio ambiente.
    Obrigada pelo carinho da visita e por seguir o blog...Que a paz e a luz estejam sempre presente em sua vida! Abraços

    ResponderExcluir
  23. Olá Kellen,muito boas suas informações,legal essa preocupação do Coca Cola. Todas as fábricas deveriam ser assim! Adorei a postagem!
    Bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  24. Que legal, Kellen! Deve ter sido um ótimo passeio. E adorei a foto do caminhão da Coca-cola. Me lembra o Natal com aqueles comerciais lindos. E bacana saber mais sobre isso, válida a preocupação deles. bjs

    ResponderExcluir
  25. Eu sempre visitei a fábrica da Coca quando era criança e assim que vi essa história do Mickey já sabia que era mentira. Cada uma que esse povo inventa. Bom saber que eles tem esse projeto da fabrica verde. O meio ambiente agradece e nós tb. Bjus!

    galerafashion.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá!Bom dia
    Amiga Kellen
    Parabéns à todos os blogueiros da rede Viva Positivamente... uma experiência inesquecível e maravilhosa , visitar a fábrica verde da Coca Cola em Maceió...,estou pretendendo ir para lá, quem sabe no final do ano... a prática da sustentabilidade é inevitável para as empresas. Grandes empresas em todo o mundo já adotam o conjunto , viabilidade econômico financeira dos empreendimentos e preservação das questões sociais e ambientais em todas as decisões e processos , porque já perceberam que esse tipo de iniciativa pode trazer muitas melhorias,torna-se uma questão de atitude, estratégia e inovação empresarial...para nós, da geração atual e para as futuras!
    puxa, tudo pago!Lindas fotos!
    Bela partilha!
    Agradeço pelo carinho!
    Bela semana!
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. oi minha amiga,

    quem gosta bebe,
    quem não gosta não bebe,
    mas o importante é conhecer,
    e você mostrou com detalhes...
    adorei!!!

    beijinhos

    ResponderExcluir
  28. Oi Kellen. Eu não conhecia esta Fábrica Verde. A viagem deve ter sido uma delícia e as informações que você nos trouxe são muito boas.

    Abraços. Fabiana.

    ResponderExcluir
  29. Que bacana, Kellen, adorei passear com vc pela fábrica verde;)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  30. É bom saber que Existe por parte da Coca-Cola a preocupação com o meio ambiente.
    Beijos.!

    ResponderExcluir
  31. Olá Kellen
    Que legal essa visita, gostei de saber sobre a Coca-Cola. Bjs querida

    ResponderExcluir
  32. Muito legal essa visita na fábrica da Coca Cola, muito bom conhecer um pouco a empresa, Kellen passando pra desejar uma ótima terça-feira beijos.
    Blog/Grupo Amigos/FanPage/ Pinterest/NetworkedBlogs/Bloglovin

    ResponderExcluir
  33. Oi, Kellen,
    muito bom saber que é possível executar um projeto 100% sustentável :)
    (Que não é saudável, sabemos que não, mas vício é vício... rs)
    Abraço!

    ResponderExcluir
  34. Oi, Kellen, que interessante! Esses cuidados tomados na construção dessa sede deveriam ser observados em todas as construções, como uma rotina sustentável. É legal contar sobre a máquina que inspeciona o produto, visto que a história do ratinho se propagou rapidamente. Eu sou suspeita, tomo pouco mas adoro Coca, principalmente no verão. e que delícia encontrar outras blogueiras, não? Um abraço!

    ResponderExcluir
  35. Kellen Querida!
    Que delicia de passeio , ainda mais em uma fabrica que se preocupa com os efeitos do meio ambiente e gerando sua propria sustentabilidade.
    Parabéns amiga adorei beijos Luci

    ResponderExcluir
  36. O que podemos chamar de saudável hoje em dia?
    Não qual alimento é realmente bom pra consumo, já que na maioria são usados agrotóxicos.
    Mas é bom saber que uma empresa desse porta se preocupa com a natureza e o futuro.
    Se é saudável ou não fica a cargo de cada pessoa, consumir o produto ou não.

    Gostei muito do post, faz bem olhar algo positivo quando na mídia tudo parece tão negativo em relação ao futuro do meio ambiente.

    Parabéns pelo post.

    Abraços e carinhos pra você,
    My
    www.massovita.com

    ResponderExcluir
  37. Olá Kellen!! Bem eu nunca acreditei na história do Mickey rsrsrs, não tomo Coca todos os dias, mas no final de semana uma garrafa pelo menos é permitida e adoro. Acredito que a fábrica deva ser mesmo impecável e rigoroso o processo de embalagem e armazenamento, pois eles tem um grande nome a zelar.

    Lindo encontro com a Chris!

    E particularmente (eu amei a sua camiseta rsrsrs)

    Bjs

    Kaku

    ResponderExcluir
  38. A amiga nas suas viagens "leva-nos consigo" através dos seus posts e
    isso chama-se divulgação...e eu gosto.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  39. Uau, adorei esta viagem!! O assunto do meu artigo de conclusão de curso é sustentabilidade e educação ambiental, fiz uma pesquisa sobre a importância de envolver a população no desenvolvimento do projeto "Programa de Revitalização da Bacia do Arroio Dilúvio", aqui em Porto Alegre, e estou adorando os resultados!! Acredito que para desenvolver uma consciência ecológica e sustentável nas comunidades, é preciso envolvê-los em projetos ambientais, pois é através da vivência que se aprende realmente! Vamos ver se será indicado à publicação em alguma revista, entrego ele dia 01 de novembro!! Adorei conhecer a fábrica, não sabia que existia, isso que a alguns anos atrás eu trabalhei no RH da fábrica da Coca-Cola aqui em Porto Alegre, a Vonpar!
    Grata por suas adoráveis visitas em meus cantinhos, seja sempre bem-vinda!!

    Tenha uma tarde iluminada, querida amiga Kellen!!
    Beijinhos!!♥

    ResponderExcluir
  40. Kellen, tenho uma dúvida sobre reservar hotel pelo booking. Como vc é expert, rsrsrs, acho que vc pode me ajudar, se puder claro! Estou querendo reservar hotel pelo booking ou pelo hoteis.com. Estou indo para Buenos Aires agora em Janeiro, minha primeira viagem internacional, eba... rsrsrs! Mas voltando, minha dúvida é, reservando pelo booking, vc paga alguma coisa depois no hotel? pq li q não está incluso o "iss". Pelo hoteis.com pelo q pude entender, não paga maia nada pq já está tudo incluso, é isso? Espero q vc possa me ajudar, beijão

    ResponderExcluir
  41. Eu acredito na higiene da fábricae na organização também. Eu só não tomo refrigerantes, por opção minha. Adorei seu post! Beijos

    ResponderExcluir
  42. Que essa sustentabilidade e cuidados com o bem estar dos funcionários se espalhem por outras fábricas.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  43. Com os avanços tecnológicos que se tem é possível hoje em dia adequar as industrias com o meio ambiente. Deve ser sido um ótimo passeio com certeza.
    Já estou retornando ao blog, um beijo grande amiga.

    ResponderExcluir
  44. Kellen!

    Eu já visitei a fábrica da Coca aqui de Brasília duas vezes, mas não era Fábrica Verde :(
    Deve ter sido incrível mesmo! Adoro essas soluções sustentáveis!
    Eu vi as fotos na fan page, adorei! Só não consigo comentar e curtir porque deletei meu face. Comecei em um novo trabalho e estou bem enrolada, mas espero em breve conseguir escrever um post da minha viagem para participar no seu blog!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  45. Que visita legal e que bom ter encontrado outros blogueiros por lá!!!
    Adorei!!!
    Feliz e Abençoada Semana!!!
    Bjokas...da Bia!!!

    ResponderExcluir
  46. Muito legal!
    A Coca-cola tem projetos sociais bem interessantes.
    Indo a Maceió uma visitinha, entrou na minha lista de desejos :)

    ResponderExcluir
  47. Amiga linda, bela foto, tudo de bom neste dia bjs

    ResponderExcluir
  48. Acho que esta seria uma visita que agradaria demais a maior consumidora Coca-Cola: minha mãe! Ela desconhece água, mas ama Coca. rsss

    Kellen, esta visita foi excelente, especialmente para saber que é mais do que uma fabrica de bebidas, pois se preocupar com o meio ambiente, ser 100% sustentavel, serve de exemplo a ser seguido por muitas outras empresas.

    Bjs

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!