1 de dez. de 2011

14

Manaus...Portal de entrada da floresta Amazônica



Manaus é conhecida mundialmente, por ser o principal portal de entrada da Floresta Amazônica..
 É o principal centro econômico e financeiro do Estado do Amazonas possui um custo de vida alto, e destaca-se pelo patrimônio cultural e arquitetônico herdado do período da "Borracha", onde o extrativismo elevou a cidade a condição de "Império da Borracha", e trouxe imigrantes italianos, espanhóis e até ingleses que se valiam da enorme oferta da borracha graças a floresta...


Manaus também já foi chamada de "Coração da Amazônia"
O nome Manaus significa "Mãe dos Deuses", e veio do nome Manaós, a maior nação indígena que vivia na região, antes de ser considerada uma cidade.


Hoje ela tem quase dois milhões de habitantes, e sua principal atividade econômica é o Polo Industrial instalado ali, com diversas multinacionais da área de Eletro-eletrônicos além das indústrias automobilísticas.
 essas atividades deram origem a Zona Franca de Manaus, onde antigamente era vantajoso comprar esses produtos a preços bem mais baixos, mas as mudanças na nossa economia mudaram esse cenário. 


Dando uma volta pela Zona Franca que são ruas estreitas cheias de lojas, meio 25 de março, constatamos que os preços não são mais tão vantajosos.

  O Porto flutuante de Manaus é algo que chama atenção, eu não sabia que em Manaus só se chega de avião ou de barco, por isso é enorme a quantidade de barcos, "Chalanas", no porto, que levam de lá pra cá as pessoas que moram nas cidades do estado do Amazonas! 


As margens dos Rios, as pessoas viajam 2,3,4 dias de uma cidade pra outra nos barcos, de andares, com redes pra dormir e pra quem paga um pouco mais existem as cabines, mas tudo muito simples e caro!
 Próximo dali está o grande mercado de peixes, a pesca é a principal e talvez única atividade dos ribeirinhos, o mercado impressiona, é enorme a variedade de peixes, que são exportados pra vários países além de serem consumidos aqui mesmo no Brasil, quem tem problemas com cheiros é melhor não entrar, mas eu entrei por que gosto de conhecer tudo!


Não preciso nem dizer que em Manaus faz muito calor, as temperaturas variam, de 35 a 40 graus, é muito abafado, por isso uma volta a pé nos deixou muito cansados, mas quem mora lá já se acostumou.
 A capital está muito próxima da linha do Equador, por isso é tão quente apesar de chover muito e com frequência, lá vimos apenas pancadas pela manhã ou a noite, mas logo passavam, isso é comum lá, devido a proximidade com a Floresta!


São vários os lugares pra se visitar em Manaus, o Museu do Índio que possui um acervo original de artefatos das tribos que ali viveram...

 


 O INPA, além de prédios históricos, e claro o "Encontro dos Rios Negro e Solimões" que falo em outro post no tópico Amazônia. 


OBS: Viagem Realizada em Junho de 2010




14 comentários:

  1. belas imagens KELLEN
    vcs poderiam fazerem um catálogo
    parabéns por compartilhar conosco
    as tuas experiencias

    ABRAÇO PARA O CASAL


    BRUNO

    ResponderExcluir
  2. ...olá! Boa tarde...que música linda...rsrs
    Como assim? não acha meu gadget de seguidores?
    então, faz assim: entra no blog, pelo navegador Chrome e recarregue a página...se não aparecer...
    segue pela Navbar ( barra de navegação) em cima de tudo...do cabeçalho:Seguir, compartilhar, denunciar, etc...espero vc lá!qualquer coisa me avise. beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  3. Deve ser um lugar maravilhoso de se visitar Manaus! Pena que não é tão divulgada pra turismo quanto as cidades do Nordeste por exemplo! Gostaria de passar umas férias lá! Lindo demais!

    ResponderExcluir
  4. Manaus é lindo! aliás, o Amazonas é lindo! por força de trabalho, conheço o Brasil inteiro e confesso que um dos lugares que mais me emociona é Manaus e seus manauaras de bom coração!
    bjs
    Cravos

    ResponderExcluir
  5. Manaus é uma cidade única! Eu gostaria muito de conhecer o teatro Amazonas e ver o Rio Negro. Ótimo post. bjuss Kellen

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Kellen,agora sim o pessoal do blogger,também vai poder viajar através de teus artigos e fotos.Viu que vários amigos e amigas do blogorama,também estão vindo?

    ResponderExcluir
  7. ola querida
    ta meio devagar a coisa por aqui to divulgando meu blog aos quatro ventos mas pareçe não funcionar
    isso continuar vou dar um tempo e parar rsss
    Manaus deve ser linda mesmo tenho um amigo que esta trabalhando la.
    abração
    josé

    ResponderExcluir
  8. Miga!!O que tá acontecendoooo aqui no blogspot???
    Estou com 11 seguidores !Mas , alguns não aparecem, inclusive vc!!! E eu tbm não apareço como sua seguidora !!Bjs!!!
    Lindo artigo sobre Manaus!!Gde bj!!
    Soninha!

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Kellen,que bom que teu blog divulgue as coisas lindas de nosso país,muitos nem sabem que as águas do Solimões e do Rio Negro não se misturam,acho que é um fato único neste mundão de Deus.Tive a oportunidade de presenciar,quando fiz o Projeto Rondon,a gente olha e não acredita.Tenha um belo domingo.

    ResponderExcluir
  10. Manaus me lembra uma amiga louca que eu tenho (rs), e que voltou apaixonada de lá. Apaixonada pelos lugares, pela comida, pela cultura. Ela fala de Manaus até hj (viajou há 3 anos)... hihihi!!
    Pelas coisas que vc contou aqui, dá pra entender muito bem esta paixão. Adorei!
    Bjsss!
    ^^

    ResponderExcluir
  11. :) Sou amazonense e fico feliz por vcs terem gostado. Manaus cidade morena. Realmente nao ha investimentos e divulgação para o turismo.

    ResponderExcluir
  12. :) Sou amazonense e fico feliz por vcs terem gostado. Manaus cidade morena. Realmente nao ha investimentos e divulgação para o turismo.

    ResponderExcluir
  13. Manaus principal polo industrial do Rio grande do norte?kkkk ,ta sabendo demais ner,,se eu fosse vc,concertava essa gafe logo no inicio do seu texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Vitor bom saber que alguém prestou atenção ao texto rsrs Abraços

      Excluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!