29 de dez. de 2011

10

Joanópolis... Capital Brasileira dos Lobisomens


Joanópolis é uma cidade no interior de São Paulo, com 10.000 habitantes localizada aos pés da Serra da Mantiqueira...

 Um lugar onde ainda é possível ir à cavalo na "vendinha" jogar conversa fora, ouvir os seresteiros no coreto da praça aos domingos, além de levar uma vida pra lá de tranquila sem se lembrar que apenas 100 kms dali está uma das cidades mais populosas do mundo, São Paulo


 A cidade  ganhou o título de Capital Brasileira dos Lobisomens, graças a  defesa de uma tese de mestrado de uma folclorista local na década de 80, ela falou sobre as lendas contadas na região
Uma delas, de um morador que um dia teria virado um lobisomem na década de 70, com testemunhas que juram que o fato realmente ocorreu...
 A tese acabou ganhando destaque em um jornal de São Paulo, e a repercussão fez com que a prefeitura de Joanópolis  aproveitasse o sucesso criando o Slogan "Capital Brasileira dos Lobisomens" o que tornou Joanópolis uma atração turística dentro dos roteiros do "Turismo Imaginário" no Brasil.
A Globo deu uma força realizando uma reportagem na cidade com o reporter Mauricio Kubrusly.

Na Cachoeira Dos Pretos é onde nasce o Rio Piracicaba
 Mas a cidade possui atrações turísticas  reais, como a maior cachoeira do estado de SP, a "Cachoeira dos Pretos", uma bela queda, que segundo histórias da região ganhou esse nome por que antigamente os escravos fugiam das fazendas e iam para a cachoeira, pular do alto em busca da liberdade.
Se é verdade ou não, eu não sei, mas o fato é que o lugar é um verdadeiro cartão postal, além de ser também a nascente do Rio Piracicaba, o que a torna ainda mais interessante!

Na estância onde está a cachoeira, existe uma pequena estrutura para os turistas  como restaurantes, casa de artesanato, sanitários, parque de aventuras que funciona apenas nos finais de semana, com boia cross e arvorismo... 
Apesar de ser muito simples, o restaurante é muito agradável, pois você almoça bem ao lado das pequenas quedas d'água que descem da cachoeira, ouvindo os pássaros e o som das águas!


Estivemos em Joanópolis em Junho de 2011, período bastante frio na região, já que a cidade é cercada por serras, nos hospedamos penso eu no melhor hotel da cidade, aliás mais do que um hotel um Resort Hotel fazenda, chamado "Monte das Oliveiras"



Um belo hotel, com piscina aquecida, lagos, fitness, atrações infantis, spa,  gastronomia portuguesa, horta,  e muito mais, tendo o bacalhau como cartão de visita, além de várias opções de chalés para hospedagem, desde os mais rústicos aos mais sofisticados.



Como era final de semana do dia dos namorados, escolhemos um chalé com tudo que tínhamos direito, hidromassagem, lareira, vista para as montanhas, e muito conforto. Porém o lugar é muito frio, por isso é aconselhável nos meses de inverno caprichar nos casacos!
Outro lugar para ser visitado na cidade é a "Casa do Artesão", na praça principal, acho que única da cidade rsrsr, lá existem esculturas de lobisomens, vinho do lobisomem  artesanato em cipó, um delicioso cafezinho feito no fogão a lenha e outras esculturas de artistas locais, na minha opinião falta ao lugar uma visão mais empreendedora, mas vale conhecer!


Uma parada obrigatória em Joanópolis é no "Empório Cachoeira", logo no início da subida para a Cachoeira dos Pretos, um empório recheado de tentações gastronômicas, além de souvenires  antiguidades, cervejas importadas, queijos diversos, e claro os lobisomens que  logo na entrada já alegram o local. Imperdível! 
Segue abaixo um vídeo gravado por nós durante a nossa viagem! 




Gostei muito de ter ido a Joanópolis, para uma fugidinha no final de semana é uma ótima opção, principalmente para quem já está próximo num raio de 300 kms.




 Conheça mais acessando

10 comentários:

  1. Olá Kellen
    Gostei do passeio por Joanópolis e também de sua narrativa.

    Obrigada pela visita. Já me instalei por aqui.

    Desejo-lhe para 2012 todas as cores desta vida, todas as alegrias que puder sorrir e sonhos realizados.
    MUITA PAZ, HARMONIA E SUCESSO!

    Beijos. (Volte sempre!)

    ResponderExcluir
  2. oi Kellen,

    obrigada pela visita,
    chegou no finalzinho do ano,
    mas nunca é tarde,afinal chegou
    cedo para comemorar o Ano Novo com meus amigos,
    seja bem vinda,
    seja mais uma querida,
    adorei viajar na sua companhia...
    já vou me acomodando por aqui,
    e lá no somente amor a porta fica sempre aberta para os amigos,
    é só chegar e se instalar...

    um delicioso 2012...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  3. oi Kellen,

    obrigada pela visita,
    chegou no finalzinho do ano,
    mas nunca é tarde,afinal chegou
    cedo para comemorar o Ano Novo com meus amigos,
    seja bem vinda,
    seja mais uma querida,
    adorei viajar na sua companhia...
    já vou me acomodando por aqui,
    e lá no somente amor a porta fica sempre aberta para os amigos,
    é só chegar e se instalar...

    um delicioso 2012...
    beijinhos

    ResponderExcluir
  4. Seu cantinho é tudo de bom!!!Feliz Ano Novo!!!Bjokas!

    ResponderExcluir
  5. OBRIGADO KELLEN PELA VISITA
    BOAS FESTAS PARA VC E FAMÍLIA

    BJS

    BRUNO

    ResponderExcluir
  6. Oiee Kellen Feliz 2012 pra vc,que vc seja muito mais Feliz,e nossa Amizade esteja mais unida,eu Adoro suas fotos e suas viajens,sao LINDASvem conferir uma Musica,muito linda que eu dediquei para vcs Blogueiros,to te esperando,bjs
    Feliz 2012
    Rebequinha

    ResponderExcluir
  7. Sabe que adoro essas lendas né?!?!?!...e vivo metida em uma...rsrrsrs....

    ResponderExcluir
  8. Olaaa teve algum lobisomem por lá nesses dias de descanso?
    Lindas fotos!!!!
    Itu ainda não conheço...
    Bjos de luz

    ResponderExcluir
  9. Oi Amiga,

    Que interessante a lenda dessa cidade, espero que não tenha visto nenhum lobisomem ...rsrs

    Bjos

    ResponderExcluir
  10. Joanópolis é uma cidadezinha encantadora. Estive lá ano passado e apesar do frio deu para aproveitar muito o passeio. O cantinho que mais gostei foi a Cachoeira dos Pretos, que lugar lindo. Beijos.

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!