2 de dez. de 2011

13

Encontro dos Rios Negro e Solimões e Igarapés da Floresta



Costumo dizer que viajar para a Amazônia foi uma das melhores decisões da minha vida, os 6 dias que passamos lá foram inesquecíveis...

 São vários os portais de entrada para conhecer a Amazônia, depois de muita pesquisa optamos ir por Manaus, pela estrutura turística que a capital oferece. Fomos em Junho de 2010, excelente período para fazer esta viagem pois já não chove tanto e as temperaturas são mais amenas. Pegamos um Voo direto de Guarulhos, 3 horas  apenas.


 Nos hospedamos no Hotel Tropical Manaus,  um cinco estrelas com 50 anos de história que já teve sua pompa, um belíssimo hotel,  porém existem opções mais modernas em Manaus e até mesmo dentro da Floresta!

Para os turistas a opção de passeios é grande e estudamos previamente qual faríamos para não perder tempo. No site da agência Orquidea Tours é possível visualizar várias opções oferecidas e escolher com calma...   
As fotos abaixo foram tiradas no percurso até o encontro dos Rios, casas dos Ribeirinhos e Posto de gasolina Flutuante, comuns no Rio Negro para abastecer as embarcações...


  O Primeiro passeio que fizemos foi o "Encontro das Águas", o famoso encontro dos Rios Negro e Solimões. Saímos ás 8 da manhã da marina de Ponta Negra localizada ali mesmo no nosso hotel, a embarcação, uma simpática Chalana de dois andares.

Eu já tinha visto imagens e reportagens pela TV sobre o encontro dos rios, mas sem dúvida ver ao vivo e poder senti-los foi fantástico.


 O Rio Negro chama atenção pela sua imensidão, por várias vezes tive a sensação de estar navegando no mar, sua cor negra também é notável, mas claro que existe uma explicação, ele tem um Ph muito baixo e recebe muito material orgânico originários das florestas, quase não há cálcio ou magnésio em suas águas, então o conjunto desses fatores o torna escurecido.


 O Encontro é um belo fenômeno, as águas realmente não se misturam e caminham juntas por uma grande extensão até desaguarem no Rio Amazonas.


 Depois de presenciarmos o fenômeno, seguimos para o "Parque Ecológico  de Janauary", onde vimos as belas Vitórias Régias, e mudamos de embarcação para entrar nos Igarapés da floresta.


 Igarapé é uma formação hidrográfica que acontece no período de chuvas quando as águas dos rios inundam as florestas permitindo a entrada de pequenas embarcações.


 Quando estivemos lá, as águas estavam abaixando e as chuvas já tinham diminuído, entrar de barco na floresta foi de arrepiar, com o motor desligado uma atmosfera misteriosa toma conta do cenário os sons se misturam como se pudéssemos ouvir as árvores conversando, a gritaria dos pássaros, o contato do barco com a água, realmente uma sensação indescritível, me senti dentro de um filme meio "Anaconda" rssrs, brincadeira.
  
Saindo dos Igarapés, almoçamos no restaurante flutuante do parque, comemos um delicioso Pirarucu, umas das especialidades da Gastronomia amazonense.


 Ao lado do restaurante há uma enorme choupana também flutuante com uma grande variedade de artesanatos indígenas e regionais, mais tarde me arrependi de não ter comprado ali coisas que depois achei por um preço bem mais salgado!
Retornamos ao hotel depois de um belo dia de passeio por volta de 5 da tarde. 
A noite ainda tínhamos um jantar no hotel com uma belíssima apresentação folclórica dos Bois Garantido e Caprichoso...


     No Jantar o cardápio foi jacaré, tartaruga, pato tucupi, maniçoba e muito mais, confesso que me fartei de tartaruga, um dos sabores mais incríveis que já experimentei, basta não se lembrar do que está comendo rsrsr, porém que fique claro, todos os restaurantes de Manaus que servem esses pratos possuem autorização do Ibama!

O Espetáculo folclórico nos deu uma aula sobre a lenda dos Bois.

  Cantando, dançando e interpretando os atores nos contaram tudo sobre uma das festas mais famosas do Brasil, que acontece na ilha de Parintins, a 450 km de barco de Manaus, aliás, lá só se chega por céu ou por águas, não há rodovias!



 Parintins já faz parte dos nossos futuros planos de viagem!

 Bom...depois de tantas novidades fui dormir fascinada com nosso primeiro dia no portal da Amazônia!

OBS: Viagem Realizada em Junho de 2010



13 comentários:

  1. BOM DIA KELLEN
    BELAS IMAGENS COMO SEMPRE
    BACANAAAAAA RSRS

    ResponderExcluir
  2. Eita minha amiga,parece a Grace Kelly dentro de uma roupa de exploradora naqueles filmes da Metro,muito bacana teu artigo,bom findi.

    ResponderExcluir
  3. linda as fotos amiga do geito que eu gosto tudo muito colorido
    um otimo sabado para voce
    abração
    josé

    ResponderExcluir
  4. Nossa amiga, que passeio maravilhoso. Adorei tudo. Que bom poder compartilhar isso, fiz uma viajem virtual fantástica agora. Adorei a musiquinha do mixpod. Postei ela no outro blog, amo de paixão! Abraços no coração!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ KELLEN
    PARA POR OS LINKS A BAIXO DO ARTIGO
    COM HÁ NO MEU BLOG É MUITO SIMPLES
    ACESSE:
    http://www.linkwithin.com/learn
    COLOQUE O TEU EMAIL, O LINK DESTE BLOG, ESCOLHA A PLATAFORMA BLOGGER E A QUANTIDADES DE LINKS QUE QUER Q APAREÇA...SÓ ISSO

    ISSO SE INSTALARÁ AUTOMATICAMENTE....
    ABRIRÁ OUTRA PÁGINA QUANDO NO BOTÃO A BAIXO DAÍ CLICK EM SALVAR..PRONTO

    ResponderExcluir
  6. pois é querida esta nem eu sei como consegui botar os links de amigos acredito que o bruno e a Stefanny sabem como fazer
    abraços
    te adoruuuu

    ResponderExcluir
  7. Kellen, que maravilha! O encontro das águas, a apresentação dos bois! Uma amiga amazonense já disse que é lindo! bjuss

    ResponderExcluir
  8. Que lugar hein?! Lindo demais mesmo! E por falar em linda! Adoro a música Over the Rainbow que toca no seu blog! Combina com tudo! =D

    ResponderExcluir
  9. Sem palavras!!! Lugar mágico e energizante!!!

    ResponderExcluir
  10. ola kellen adorei o artigo e aposto que essa viagem foi uma das melhores e eu espero que na minha proxima viajem va para amazonas um lugar que pelo jeito é eletrizante

    ResponderExcluir
  11. Isso que e um blog de verdade olha ai ate supero o meu lindo demais

    ResponderExcluir
  12. Kellen, vim ler este post por causa da brincadeira do sorteio. Mas já na primeira foto mergulhei de vez na Amazônia. Que incrível! Deus realmente é maravilhoso... Um encontro de rios que não se misturam é algo no mínimo fascinante! Um grande beijo! =)

    ResponderExcluir
  13. Kellen, escolhi comentar neste post assim que vi sua fotos com as duas indiazinhas na lateral do blog. Achei tudo muito lindo, mas confesso que tenho medo de andar de barco e medo de mato rsrsr sou caipira mesmo Kellen, mas meu marido iria amar essa viagem, ele ama a natureza e por ele moraríamos lá na Amazonia. Vc sabe dizer porquê as águas não se misturam? Eu entendi o porquê da cor negra, mas não sei o motivo se não se misturarem, fiquei curiosa agora.
    BjoBjo querida;)
    Celina Alves
    Luxos e Luxos

    ResponderExcluir



"Viajar é acumular tesouros na memória que ninguém irá nos tirar! Sejam sempre bem vindos a este blog!

* Os Comentários são respondidos quando há uma pergunta ou uma informação diferente da informação colocada na postagem! Nesses casos retorne para verificar a resposta ou clique em "Notifique-me" Obrigada!